terça, 21 de abril de 2026
Euro Dólar

TRUMP DIZ QUE VAI “LEMBRAR” DE EMPRESAS QUE NÃO PEDIREM REEMBOLSO DE TARIFAS

Victoria Isabel - 21/04/2026 20:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende “lembrar” das empresas que não solicitarem reembolso das tarifas cobradas durante o chamado tarifaço. A declaração foi feita em entrevista à emissora CNBC.

“Seria ótimo se as empresas não solicitassem reembolsos”, disse Trump, ao comentar o novo sistema criado para devolução dos valores. Segundo ele, as tarifas poderiam representar ganhos maiores para o país, embora reconheça que o modelo seja mais complexo de administrar.

O sistema de reembolso entrou em vigor na segunda-feira (20) e pode devolver até US$ 166 bilhões a empresas americanas. A iniciativa é conduzida pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP), por meio de uma plataforma que centraliza os pagamentos em uma única transferência.

Até o início de abril, cerca de 56 mil importadores já haviam concluído o processo para receber os valores, somando aproximadamente US$ 127 bilhões — cerca de 76% do total previsto. No total, mais de 330 mil importadores foram afetados pelas tarifas.

A medida ocorre após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar as tarifas impostas anteriormente, ao entender que houve extrapolação de autoridade na adoção das taxas, que faziam parte da política comercial do governo.

 

Foto: Doug Mills/The New York Times

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.