

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues reenviou para Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê a criação da Loteria Estadual da Bahia (Loteba). A expectativa é que o projeto seja apreciado na próxima semana após uma análise da presidente da casa Ivana Bastos. Segundo o portal A TARDE, o texto aguarda agora a análise da presidente da Casa, Ivana Bastos. A expectativa é que o projeto volte a ser discutido pelos deputados a partir da próxima semana, possivelmente com uma nova numeração.
A proposta foi encaminhada inicialmente em setembro de 2025 e autoriza a criação do serviço de loteria estadual. O objetivo, segundo o governo, é ampliar a arrecadação destinada a políticas públicas. O texto prevê que os recursos líquidos obtidos com a exploração da loteria sejam aplicados em áreas como assistência social, educação e cultura.Política
Desde que foi apresentado, o projeto passou por diversas alterações e retiradas de pauta. Após a primeira versão, enviada sob o número 25.935/2025, o texto retornou à Assembleia em novembro como PL nº 26.016/2025, já com mudanças relacionadas à atuação da empresa BahiaInveste, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e responsável pela exploração do serviço. A Bahia já teve uma loteria estadual entre 1963 e 1989, quando a atividade foi encerrada durante o governo de Nilo Coelho. Nos últimos anos, alguns estados retomaram esse modelo de arrecadação, como Sergipe e Maranhão, que criaram serviços próprios de loteria recentemente.
Foto: Divulgação/Loterias Caixa



