quarta, 18 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

PREFEITURA DISTRIBUI MAIS DE 17 MIL REFEIÇÕES GRATUITAS PARA AMBULANTES E CATADORES DURANTE O CARNAVAL DE SALVADOR

Victoria Isabel - 18/02/2026 15:14

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), distribuiu 17.863 refeições gratuitas para trabalhadores da folia durante o Carnaval de 2026. Foram 10.552 almoços diários distribuídos nos restaurantes populares para os ambulantes credenciados e 7.311 cafés da manhã, almoços e lanches entregues aos catadores de materiais recicláveis através do projeto CataFolia.

Pela primeira vez na história, o Carnaval contou com cinco Restaurantes Populares, que foram montados pela Prefeitura para oferecer almoços gratuitos aos vendedores ambulantes todos os dias do evento. Foram três unidades instaladas em diferentes pontos do Circuito Dodô (Barra/Ondina) – na Barra, no Cristo e em Ondina – e dois em locais estratégicos do Circuito Osmar (Centro) – no Campo Grande e na Piedade. A unidade que mais atendeu trabalhadores foi a do Cristo, com 2.851 refeições distribuídas.

Já o CataFolia contou com duas unidades – em Ondina e no Dois de Julho -, oferecendo cafés da manhã, almoços e lanches para os catadores de materiais recicláveis, além de espaços para higiene pessoal e descanso. A unidade que mais distribuiu almoços foi a do Centro, com 2.312 refeições entregues gratuitamente. Já a de Ondina foi a que mais entregou cafés da manhã, com 1.660.

Trabalho infantil – As equipes da campanha ‘Criança Não É Mão de Obra’, de erradicação do trabalho infantil, fez 8.809 abordagens ao longo do Carnaval, tendo realizado 594 cadastros e identificado 52 casos de trabalho infantil.

Os agentes da Sempre encaminharam 97 menores para o programa Salvador Acolhe, que recebe filhos de ambulantes, e realizou outros 77 encaminhamentos diversos. Foram identificadas 27 situações de trabalho indecente e 409 de vulnerabilidade social.

Acessibilidade – Os cinco camarotes acessíveis montados em diferentes pontos dos circuitos oficiais do Carnaval receberam 3 mil idosos e/ou pessoas com deficiência ao longo da folia. O camarote que mais recebeu foliões foi o montado na Praça da Piedade, que teve um público de 1.230 pessoas ao longo da festa. Também foram montadas estruturas no Campo Grande, em Ondina e nos carnavais de bairro de Cajazeiras e de Periperi.

Abordagem social – As equipes da Sempre realizaram 1.112 abordagens sociais e fizeram 46 cadastros, tendo encaminhado 232 pessoas para a rede de assistência social do município.

Fotos: Fernando Peixoto / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.