sexta, 13 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

VOLUME DE SERVIÇOS NA BAHIA CRESCEU 0,9% EM DEZEMBRO DE 2025, E FECHOU O ANO COM QUEDA DE 1,1%, DIZ SEI

João Paulo - 13/02/2026 15:00

Em dezembro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com novembro, registrou ampliação de 0,9%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Nesta análise, cabe destacar que a Bahia não seguiu o mesmo comportamento da média do índice nacional (-0,4%) e recuperou parte da perda registrada em novembro (-1,3%). Cabe salientar que o mês de dezembro foi marcado pelo bom dinamismo no consumo dos serviços ofertados pelas empresas do setor, evidenciado pela melhora da confiança empresarial nas atividades de serviços prestados às famílias.

Na comparação com dezembro de 2024 o setor avançou 0,4%. Esse resultado foi inferior à média nacional que expandiu 3,4%. Uma das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para cima, com destaque para a atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (15,1%). Por outro lado, as influências negativas vieram das atividades de Outros serviços (-11,6%), que contabilizou a variação negativa mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (-4,8%), depois Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,6%), e Serviços de informação e comunicação (-2,8%).

Na comparação com o acumulado de janeiro a dezembro de 2024, o setor retraiu 1,1%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para baixo, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,7%), que contabilizou a variação negativa mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (-2,2%), depois Serviços de informação e comunicação (-0,4%). Por outro lado, as contribuições positivas vieram de Outros serviços (5,7%), que contabilizou a variação positiva mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,0%).

 

Imagem de Ja! por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.