

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 53% dos brasileiros, segundo levantamento do instituto PoderData. A taxa de aprovação da gestão é de 41%, enquanto 6% dos entrevistados não souberam responder.
Os dados indicam um desgaste progressivo da imagem do governo desde o início do mandato. Em janeiro de 2023, a administração federal registrava 52% de aprovação e 39% de desaprovação. Desde então, houve queda de 11 pontos percentuais na aprovação e aumento de 14 pontos na rejeição.
Na avaliação pessoal, o desempenho do presidente apresenta índices ainda mais negativos. De acordo com a pesquisa, Lula é aprovado por 34% do eleitorado e rejeitado por 57%, percentual superior ao da avaliação do governo como um todo.
O levantamento ouviu 2.500 pessoas por telefone entre os dias 24 e 26 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Por não se tratar de uma pesquisa de intenção de voto, o estudo não foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apesar de ter sido realizado em ano eleitoral.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasi