

A Justiça da Itália analisa nesta quinta-feira (18) o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ao Brasil. A decisão será tomada pela Corte de Apelação de Roma, a partir das 14h no horário local (10h em Brasília).
A sessão estava inicialmente marcada para 4 de dezembro, mas foi adiada em razão de uma greve de advogados no país. Zambelli está presa na Itália desde julho e renunciou ao mandato no último domingo (14), após a Câmara dos Deputados livrá-la da cassação.
A ex-parlamentar foi condenada a mais de 15 anos de prisão em duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de extradição foi formalizado pela Corte no dia 11 de junho.
Segundo a defesa, haverá pedido de novo adiamento da audiência. “A defesa vai pedir para redesenhar a data dessa audiência, a fim de incluir mais provas, como foi no caso do Eduardo Tagliaferro”, afirmou o advogado Fabio Pagnozzi ao portal Metrópoles.
A estratégia se baseia em decisão semelhante da Justiça italiana, que adiou a extradição do ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), réu no STF por crimes como coação no curso do processo, violação de sigilo funcional, obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados



