quinta, 18 de dezembro de 2025
Euro Dólar

SECRETÁRIA DA PREFEITURA DIZ QUE PORTO DE SALVADOR FOI ELEITO O MAIS EFICIENTE DO BRASIL E DESTACA TURISMO E LOGÍSTICA NA ECONOMIA DE SALVADOR

Redação - 18/12/2025 09:07 - Atualizado 18/12/2025

Em entrevista ao portal Bahia Econômica, a  Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego E Renda da Prefeitura De Salvador, Mila Paes, fez um balanço do trabalho da sua secretária e disse que área logística é uma das principais que vem tendo atenção da Prefeitura de Salvador. Afirmou que que o Porto de Salvador  foi eleito pelo Banco Mundial como o mais eficiente do Brasil, consolidando nossa competitividade. E que a economia do mar ganhou relevância suficiente para se tornar uma secretaria própria.

Destacou também na área de turismo que o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães deverá ter, nesta alta estação, um crescimento de 14,2% no número de assentos disponíveis em relação ao verão anterior — o terceiro maior aumento do país.

Na entrevista Mila Paes  explicou porque o ISS de Salvador é maior do que o de cidades vizinhas, o que atrai empresas para essas cidades.   Segundo ela, todas as capitais brasileiras adotam alíquotas equivalentes às de Salvador e, assim como nós, estabelecem alíquotas específicas para setores estratégicos, considerando sua capacidade de gerar empregos, atrair investimentos ou criar valor econômico regional.

Em relação ao zoneamento para atividades industriais afirmou que a Prefeitura está num momento de repensar esse zoneamento, com a revisão do  PDDU.

O Programa de Incentivo ao Polo Logístico contempla cinco grandes áreas estratégicas — Valéria, São Tomé, Porto Seco, BR-324 e Barros Reis — todas localizadas em eixos com fluxo rodoviário favorável ao escoamento de produtos. Nessas regiões, atividades logísticas têm acesso a um conjunto de benefícios fiscais, incluindo ITIV, IPTU e ISS, fortalecendo o ambiente de negócios e incentivando novos investimentos.

Já em relação à qualificação da mão-de-obra em Salvador disse que atua em três eixos: qualificação orientada ao mercado, aproximação entre empresas e trabalhadores e desenvolvimento de competências para empregabilidade. Veja a entrevista na íntegra aqui.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.