

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (16), o regime de urgência para a tramitação do 23º pedido de empréstimo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com votos contrários da oposição e do deputado Hilton Coelho (PSOL).
Com a aprovação do Projeto de Lei 26.097/2026, o Executivo estadual fica autorizado a contratar até R$ 720 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Somados aos demais financiamentos solicitados pelo governo, o total de empréstimos chega a quase R$ 27 bilhões.
De acordo com o texto, os recursos terão origem no Fundo Nacional de Investimento em Infraestrutura Social (FIIs), e a liberação do financiamento dependerá do cumprimento das exigências dos órgãos federais responsáveis pela análise econômico-financeira, além da concessão de garantia da União.
O projeto foi encaminhado pelo governador à presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD), com pedido de tramitação em caráter de urgência, aprovado pelo plenário. Na justificativa, o Executivo afirma que o montante será destinado a investimentos em infraestrutura física, com prioridade para as áreas de educação e saúde em diferentes regiões do estado.
Foto: Reprodução