

As ações da Novonor (ex- Odebrecht) serão transferidas para o fundo IG4 Capital, que representa os bancos credores da Braskem — Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e BNDES.
O IG4 Capital Investimentos Ltda é uma empresa brasileira, que foi fundada por Paulo Todescan Lessa Mattos e outros, mas atualmente é controlado por uma holding estrangeira, chamada IG4 Capital Partners Holding Investments LP. Paulo Mattos é o“Co-Founder, Chairman, Global CEO e Co-CIO”.
A Novonor ficará com apenas com 4% das ações preferenciais e a atual direção será inteiramente substituída, com a saída do atual presidente, Roberto Ramos , indicado pela família Odebrecht.
A gestão financeira da Braskem será do fundo IG4 e a gestão operacional da Petrobras, que é a segundo maior acionista da companhia.
Com o novo acordo, há informações no mercado de que a IG4 Capital indicará o nome do novo presidente da Braskem e a Petrobras ficará com ao menos uma das vice-presidências e assento no conselho de administração, junto com a gestora.
O nome do economista Helcio Tokeshi, sócio-diretor da IG4, é apontado como o principal candidato a assumir a presidência, segundo o site Brazil Stock Guide.
Tokeshi é CEO da CLI – Corredor Logística e Infraestrutura , pesquisador associado da FGV IBRE e participante de iniciativas de governança corporativa da OCDE. A sua escolha sinaliza a intenção da IG4 de avançar rapidamente com o seu plano de reorganização assim que a transação for formalizada.
O CEO da IG4 Capital, Paulo Mattos, que liderou as negociações com os bancos credores, deve ser nomeado para o Conselho de Administração da Braskem e terá papel fundamental na definição do plano estratégico da empresa e na agenda de desalavancagem e reformulação da governança.
Já a Petrobras vai indicar Luiz Valente para uma das vice-presidências executivas. Valente é do Conselho de Administração da estatal e ocupou cargos importantes nas operações de refino, logística e petroquímica da Petrobras — e na própria Braskem, onde supervisionou o desenvolvimento da unidade petroquímica Comperj .
O acordo ainda não foi anunciado oficialmente e essas indicações de nomes ainda precisam ser formalizadas. Além disso, há um prazo de 90 dias, entre a assinatura do acordo e o fechamento do negócio, e será preciso aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).