

A última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o volume das atividades turísticas no país mostra, mais uma vez, o crescimento contínuo da Bahia, acima da média nacional, como aconteceu em levantamentos anteriores. De janeiro a setembro de 2025, o turismo baiano registrou um aumento de 7,8%, enquanto no Brasil o crescimento foi de 5,7%. No recorte do mês de setembro, o estado teve alta de 7,2%, em comparação com o mesmo mês de 2024, enquanto no país o aumento foi de 4,6%.
Segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), os resultados positivos refletem o esforço do Governo do Estado no trabalho de estruturação e divulgação dos destinos baianos, qualificação dos serviços oferecidos aos visitantes, ampliação da malha aérea estadual e diversificação da oferta turística. Informações preliminares coletadas pela pasta indicam que o setor deverá seguir em ritmo de crescimento, na alta temporada 2025/2026, que começa em dezembro e vai até o período pós-carnaval.
“É gratificante comemorar a confirmação da liderança da Bahia no turismo brasileiro, o que nos motiva a continuar trabalhando com eficiência, porque o verão está chegando. Em contato com operadoras e agências de viagens, companhias aéreas e redes hoteleiras, o Governo do Estado tem obtido informações bastante positivas, que sinalizam a continuidade do crescimento do turismo baiano, nos próximos meses. Estimamos bater mais um recorde de visitantes, que passaram a ter novas opções de produtos e experiências, espalhadas por 13 zonas turísticas”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.