

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR) realizou, nesta quinta-feira (13), na COP30, em Belém (PA), o painel “Integridade da informação e ação climática no Brasil: sinergias entre governo e sociedade civil”. Durante o evento, foram lançados documentos organizados pela Rede de Parceiros pela Integridade da Informação Sobre Mudança do Clima (RPIIC), que reúne mais de 130 organizações da sociedade civil e universidades, como defensorias públicas, Associação Brasileira dos Anunciantes (ABA) e ONGs como Repórteres Sem Fronteira e Global Witness.
As duas publicações – o Guia para Atuação Jurídica pela Integridade da Informação Climática e a Carta-Compromisso pela Integridade da Informação Climática na Publicidade Digital – são resultado de uma articulação impulsionada pelo Capítulo Brasileiro da Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima.
O essencial hoje é a circulação de informação. O mercado publicitário é gigantesco e ele tem um papel muito importante tanto em informar as pessoas em torno de conteúdos manipulados, quanto em promover a informação de qualidade. Ele é parte essencial dessa nossa cadeia de compromisso pela integridade da informação”, disse Nina Santos, secretária-adjunta de Políticas Digitais da Secom-PR.
A Iniciativa Global foi lançada em novembro de 2024 pelo Brasil, ONU e UNESCO, e conta com nove países membros. Os resultados foram apresentados durante o painel organizado pela Secom-PR em parceria com o Instituto Democracia em Xeque (DX).
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE — “O essencial hoje é a circulação de informação. O mercado publicitário é gigantesco e ele tem um papel muito importante tanto em informar as pessoas em torno de conteúdos manipulados, quanto em promover a informação de qualidade. Ele é parte essencial dessa nossa cadeia de compromisso pela integridade da informação”, destacou Nina Santos, secretária-adjunta de Políticas Digitais da Secom-PR.
Para Letícia Capone, secretária-executiva da RPIIC, fazer uma carta-compromisso que teve diálogo com o Governo do Brasil, liderança da Repórteres Sem Fronteiras e participação ativa da ABA é um marco, principalmente na era da desinformação pelas redes sociais. “Estamos falando de representações com muita incidência nos três setores da sociedade. Se trata de uma ação de incidência, onde diferentes atores se comprometem a zelar pela informação íntegra”, comentou.
Letícia também destacou que o Guia – que já havia sido apresentado na pré-COP – se tornou um sucesso, como material de apoio em universidades. Para abranger um público ainda maior, o documento terá versão em inglês disponível para download.
DIÁLOGO — João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom-PR, ressaltou o papel chave da RPIIC no Capítulo Brasileiro da Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima: “Além da articulação entre órgãos governamentais, é fundamental engajar os demais atores interessados para promover a integridade da informação sobre mudança do clima, um grande desafio dos nossos tempos. Ter desenvolvido esses documentos em tão pouco tempo demonstra o comprometimento da Rede e fortalece o diálogo entre sociedade e governo”, definiu.
Foto: Daniel Bezerra/SPDIG/Secom-PR