Nos dias 10 e 11 de outubro, Salvador foi palco de dois momentos importantes para a otorrinolaringologia pediátrica no estado. Na última sexta-feira (10/10), as otorrinolaringologistas baianas Nayara Soares e Erica Campos, a cirurgiã torácica Maira Kalil, em parceria com a especialista paulista Rebecca Maunsell, realizaram um procedimento de reconstrução complexa de via aérea em uma criança, reforçando o avanço da medicina especializada no estado.
“É uma honra atuar ao lado de Rebecca, uma referência nacional e internacional na área e que sempre contribuiu na assistência e pesquisa da via área pediátrica. Trazê-la para Salvador e proporcionar um pouco do que ela nos ensinou, para nossos colegas baianos e pacientes, é a realização de um sonho! Esse tipo de colaboração eleva o nível da assistência que oferecemos às nossas crianças e contribui para a formação de profissionais locais”, destaca Nayara Soares.
Segundo Erica Campos, a cirurgia marcou também um importante marco técnico. “Foi a primeira vez que a técnica endoscópica para enxerto posterior foi utilizada no estado. É um método minimamente invasivo, que reduz o tempo cirúrgico, proporcionando mais segurança para os pacientes e melhores desfechos”.
No sábado (11/10), Rebecca Maunsell participou do 2º Simpósio Multidisciplinar de Via Aérea Pediátrica, promovido pelas três especialistas em conjunto com a Clínica Otorhinus, em Salvador. O evento reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir condutas, avanços e desafios no manejo das doenças da via aérea infantil.
Sobre Nayara Soares
Otorrinolaringologista pediátrica do Hospital Português e Mater Dei, é preceptora do serviço de residência de otorrinolaringologia do HUPES/UFBA. Possui mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente e fellowship em Otorrinopediatria pela UNICAMP, instituição onde também concluiu a residência médica em Otorrinolaringologia. Integra o Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Baiana de Pediatria, além de ser membro do Comitê de Residência e Treinamento da ABORL. Mais informações: https://www.instagram.com/dranayara_otorrinoped/
Sobre Érica Campos
Referência em transição da voz, Érica Campos tem Fellowship em Laringologia e Otorrino Pediatria Avançada (UNICAMP), é Mestre em Neurolaringologia (UNICAMP) e tem formação complementar no Mount Sinai Hospital, em New York/USA, e no Massachusetts General Hospital & Harvard Medical School, em Massachusetts/USA. É Membro Titular da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) e Full Member da IATVS (International Association of TransVoice Surgeons). Também atua como preceptora no Serviço de Laringologia do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (UFBA) e Hospital Otorrinos. Mais informações: https://www.instagram.com/dra.ericacampos/
Sobre Maíra Kalil Fernandes
Cirurgiã torácica do Grupo Cirtórax, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e integra o comitê executivo do Chest Wall International Group. Mais informações: https://www.instagram.com/mairak.cirtorax/
Sobre Rebecca Maunsell
Atualmente, Dra. Rebecca Maunsell é coordenadora do Setor de Otorrinolaringologia Pediátrica e do Fellow em Otorrinolaringologia Pediátrica Avançada. Foi presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (2020–2022) e tem ampla experiência nas patologias congênitas e adquiridas da via aérea pediátrica. Também integra o Comitê Estratégico da Aerodigestive Society e da European Society of Pediatric Otolaryngology (ESPO), além de atuar no grupo multidisciplinar aerodigestivo do Hospital das Clínicas da UNICAMP.