domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DENGUE REGISTRA UM AUMENTO DE 35,7% NA BAHIA

LIZANDRA MUNIZ - 16/11/2023 18:32

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o último dia 4 de novembro, foram registrados 46.234 novos casos de dengue na Bahia, fator que representa um aumento de 35,7%, na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram contabilizados 34.063 ocorrências.

Diante do surgimento deste cenário, o infectologista Claudilson Bastos recomenda a adoção de algumas medidas relevantes, como a imunização, que auxilia na prevenção do agravamento nos casos da doença.

A vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, que está disponível no Brasil desde junho, foi a primeira autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação tanto em pessoas que nunca tiveram dengue como em quem já teve a doença. O imunizante está disponível em rede privada. “A vacina é muito eficiente e segura e ajuda a prevenir mais de 80% dos casos gerais de dengue e reduz em 90% as hospitalizações”, pontuou o médico, acrescentando que a Qdenda protege contra os quatro tipos do vírus (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4), sendo que as dos tipos 1, 2 e 4 são as mais comuns no Brasil.

Ele também destacou para outras medidas mais cotidianas que podem ser tomadas pela população e que ajuda no combate ao Aedes aegypti, responsável por transmitir outros dois arbovírus: zika e chikungunya. “Com as chuvas e estações mais quentes, como a primavera e verão, aumentam o risco de proliferação do mosquito por conta de água parada, que é o cenário ideal para a reprodução deste inseto. Por isso, livre-se de objetos que acumulam água parada, como latas, potes e pneus, assim como armazenar garrafas da forma correta, com a boca para baixo, e evitar a contaminação de calhas, deixando-as desobstruídas e livres de folhas e galhos, e de caixas-d’água, cobrindo-as adequadamente”, orientou.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: Divulgação.

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.