Um voo da Gol Linhas Aéreas, que partiria de Aracaju com destino a Salvador nesse domingo, 10, foi cancelado após a aeronave responsável pelo trajeto se envolver em uma colisão com um pássaro. Segundo a Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto Santa Maria, o incidente aconteceu quando o avião deixava o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com destino a Aracaju.
Apesar do ocorrido, não houve declaração de emergência e todos os ocupantes desembarcaram normalmente na capital sergipana. Porém, de acordo com a Aena, após avaliação técnica, a Gol decidiu cancelar o voo que decolaria de Aracaju para Salvador. Após nove anos de interrupção, a Gol Linhas Aéreas voltou a conectar o Brasil diretamente à Venezuela. A companhia aérea retomou na última terça-feira, 5, as operações entre o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e Caracas, capital venezuelana, com quatro voos semanais.
A suspensão dos voos diretos em 2016 foi motivada por restrições cambiais impostas pelo governo de Nicolás Maduro, que dificultavam a repatriação de lucros obtidos pelas companhias aéreas estrangeiras. Naquele período, a compra legal de dólares era rigidamente controlada pelo governo venezuelano, o que inviabilizou financeiramente a manutenção das rotas. Além da Gol, outras empresas como Latam, Lufthansa, Alitalia e Air Canadá também deixaram de operar no país entre 2014 e 2016.
Foto: Reprodução