Encontra-se no gabinete do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, uma ação do movimento Livres que busca obrigar o ex-presidente a apresentar provas para sua alegação, quando ainda era presidente, de que teria havido fraude nas urnas nas eleições de 2018.
O Tribunal Regional Federal da 3º Região (TRF3) havia rejeitado o pedido do livres, porém o advogado Irapuã Santana, que representava o movimento na ação, recorreu ao STJ. Antes, o pleito havia sido escolhido pela Justiça Federal de São Paulo e tinha recebido posicionamento favorável à analise de mérito pelo MPF.
O advogado alega que o processo tem “relevante interesse público envolvido, tendo em vista que se trata de uma grave violação aos deveres de um presidente da República em decorrência de suas funções, enquanto ataque às instituições democráticas
Para o cientista político e diretor executivo do Livres, Magno Karl, é “gravíssimo” o chefe da República incitar a desconfiança nas instituições que ele mesmo representa enquanto está governando o país. “Mas, já que o fez, que apresente provas contundentes de que realmente é verdadeiro o que ele diz. E é isso o que a nossa ação pede”, disse.
Foto: Reprodução