quarta, 21 de maio de 2025
Euro Dólar

SALVADOR APRESENTA SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NO ENCONTRO ANUAL DA ICN, NO RIO DE JANEIRO

Victoria Isabel - 21/05/2025 19:45

A Prefeitura de Salvador participou, nesta quarta-feira (21), do Encontro Anual da International Cleantech Network (ICN), realizado na Arena Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo reunir líderes de diversos países envolvidos em projetos de inovação sustentável, como o impacto nas áreas de economia circular, transição energética e tecnologias limpas.

Representando a gestão municipal, o titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, levou à conferência as iniciativas da capital baiana voltadas à inovação ambiental urbana e à promoção de cidades mais limpas, sustentáveis e resilientes, junto com Guilherme Borges e Eduardo Sampaio, vice-presidente e diretor regional, respectivamente, da Orla Brasil, plataforma aceleradora de desenvolvimento de orlas e parques urbanos que, recentemente, conquistou a concessão para administrar um trecho da orla de Pituaçu, em Salvador.

Durante o encontro, foram apresentadas experiências positivas de requalificação da orla marítima, como o projeto Lixo Zero na praia de Pituaçu, intervenções como o plantio de restinga e soluções em curso na cidade, como a busca de resposta para o sombreamento nas praias e estratégias para a redução do lançamento de esgotos em áreas litorâneas, reforçando o compromisso com a saúde pública, o turismo sustentável e a qualidade ambiental. No fim da apresentação, Salvador promoveu um rico workshop que levantou discussões sobre o que fazer em prol de uma praia mais limpa e sustentável.

Parque Urbano – Na ocasião, também foi apresentado o mais novo projeto do Parque Urbano da Orla de Pituaçu. Após o trabalho de revitalização conduzido pela Prefeitura de Salvador, passa a contar com a iniciativa da Orla Brasil para a implantação de novas opções de lazer, entretenimento e gastronomia no trecho localizado na Avenida Octávio Mangabeira, com 3,5 km de extensão, que inclui as praias da Boca do Rio, dos Artistas, Pituaçu e Patamares.

O contrato com a gestão municipal foi assinado em 11 de maio, marcando o início de um amplo projeto de transformação da região. A iniciativa contempla ainda ações voltadas ao manejo adequado de resíduos sólidos e à conscientização de frequentadores e comerciantes sobre práticas sustentáveis nas áreas costeiras.

“A participação de Salvador no Encontro da ICN é uma oportunidade de mostrar como a sustentabilidade pode ser uma política pública transformadora. Estamos unindo inovação, gestão ambiental e participação comunitária para transformar nossas praias em modelos de equilíbrio entre uso social e preservação ecológica”, destaca Ivan Euler.

“A requalificação da orla, realizada pela Prefeitura, representa um avanço importante na valorização do espaço público e na promoção do bem-estar da população. Nosso objetivo é oferecer uma infraestrutura moderna, segura e acolhedora, que una lazer, esporte, gastronomia e acessibilidade. O projeto contempla 19 quiosques gastronômicos, 15 quiosques de conveniência voltados ao público que busca praticidade, além de 26 áreas esportivas, parques infantis, academias ao ar livre, parque pet e vestiários modernos. Também priorizamos a inclusão, com 70 barracas padronizadas e pontos com cadeiras anfíbias para garantir o acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida. Queremos transformar a orla em um verdadeiro destino de lazer para todos”, destaca Borges.

O encontro promovido pela ICN reuniu representantes de cidades, clusters de tecnologia limpa, instituições de pesquisa e organizações do setor público e privado para discutir soluções urbanas sustentáveis e parcerias estratégicas em prol do meio ambiente. Com foco na colaboração internacional, o evento oferece paineis sobre desafios de inovação, parcerias globais e integração de tecnologias limpas para impulsionar cidades mais verdes e resilientes.

 

Fotos: Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.