Indicado pelo prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, para disputar a presidência nacional do PT, João Paulo Rodrigues, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vem se posicionando como o ‘plano B’ do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a eleição interna do partido. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.
Conforme a publicação, Rodrigues já definiu seu slogan de campanha: “como plano B, vote João Paulo do MST”. A frase foi dita pelo líder dos sem-terra ao ser questionado sobre a possível candidatura durante a Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada no último final de semana, em São Paulo.
Rodrigues pode surgir como alternativa às candidaturas de Edinho Silva, favorito de Lula. Ele e Quaquá planejam uma reunião para definir se o líder do MST disputará a presidência do PT ao fim do evento.
A coluna também apontou que Quaquá e Edinho protagonizam um racha na principal corrente do PT, a Construindo um Novo Brasil. Integrantes do grupo buscam uma solução para o conflito. O senador e atual presidente do partido, Humberto Costa (PE), revelou estar trabalhando para construir uma “unidade da CNB em torno do Edinho”.
Foto: Ricardo Stuckert / PR