sábado, 03 de maio de 2025
Euro Dólar

NORDESTE REGISTRA RETRAÇÃO NA DEMANDA DOS CONSUMIDORES POR CRÉDITO EM FEVEREIRO

Matheus Souza - 02/05/2025 17:16

Todos os estados da região Nordeste registraram queda na procura dos brasileiros por recursos financeiros em fevereiro de 2025, de acordo com o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. As maiores quedas percentuais ocorreram na Paraíba, onde a busca por crédito despencou de 20,4% para 4,5% — uma retração de 15,9 pontos percentuais — e em Alagoas, que passou de 24,0% para 8,3%, queda de 15,7 p.p.

Na visão nacional, em fevereiro de 2025, a procura dos consumidores por crédito registrou alta de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada principalmente por faixas de menor renda. Os dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil.

De acordo com o levantamento, os consumidores com renda de até um salário mínimo foram os que mais buscaram crédito no período (17,3%). Em seguida, apareceram os que recebem entre um e dois (13,7%). “Diante do cenário inflacionário, especialmente com a recente pressão sobre os preços dos alimentos, quem recebe até um salário mínimo acaba sendo mais impactado. Por isso, o aumento na procura por crédito entre essas famílias pode estar relacionado à necessidade de manter o consumo básico de subsistência”, avalia a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Ao analisar as Unidades Federativas (UFs), o levantamento aponta que os consumidores do Amapá tiveram a maior procura na demanda por crédito em fevereiro (32,1%). Em segundo lugar ficou o Acre (31,1%), seguido pelo Pará (30,5%).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.