O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 34 cidades baianas nesta quinta-feira (19). Sob o grau de severidade amarelo, que indica perigo potencial, o aviso segue válido até às 10h da sexta-feira (20). O novo comunicado apresenta um clima menos preocupante que o da quarta (18), quando a instituição publicou um alerta laranja – significa perigo – para municípios do sul e centro sul baiano.
A previsão atualizada é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As áreas afetadas estão no extremo oeste e centro sul baiano.
Os municípios atingidos na Bahia são: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Muquém do São Francisco, Pilão Arcado, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
Crédito: Marina Silva/CORREIO