Vencedor do Prêmio Master Imobiliário de 2023, o case do retrofit do Hotel Fasano de Salvador foi apresentado pelo Grupo Prima na Semana do Arquiteto e Urbanista 2024, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA), na sede do Sinduscon Pituba, em Salvador. Com o tema Empreender na adversidade com sustentabilidade, o painel do Grupo Prima aconteceu na última sexta-feira, dia 13, às 17h30, e foi ministrado pela arquiteta Jéssica Hurbath e pela engenheira civil Nathália Rocha, que compartilharam a rica história do edifício e seu entorno, destacando o papel social vital dessa iniciativa para impulsionar a revitalização do centro histórico de Salvador.
“Houve um crescimento e desenvolvimento da região, trazendo mais vida e movimento para o Centro Histórico da cidade. A obra também auxiliou no turismo, na economia, gerando empregos. E sobre o impacto visual, a obra resgata todos os detalhes da fachada. Fasano tem um grande papel na requalificação do Centro”, detalharam as palestrantes.
Para dar a exata dimensão do retrofit, as palestrantes exploraram o desenvolvimento do projeto em toda a sua complexidade e magnitude, abordando as diversas dificuldades enfrentadas no processo construtivo e de restauro, além da implementação de uma bandeira hoteleira com rígido padrão internacional. Também foram apresentados os resultados significativos alcançados com a conclusão do projeto e os protocolos de sustentabilidade.
Localizado no coração do centro histórico da capital baiana, na praça Castro Alves, o edifício quase centenário do Hotel Fasano Salvador sediou o jornal A Tarde por 45 anos. O Grupo Prima adquiriu a propriedade em 2008 e restaurou o prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia-Ipac e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. A riqueza de detalhes com o retrofit foi impecável. A fachada original foi preservada com seus ornamentos únicos e foi restaurada em pó de pedra. Os tacos são originais, assim como as sancas e as portas metálicas. Os mosaicos de mármore carrara do lobby também foram restaurados.
A conquista do prêmio Master Imobiliário 2023 consolidou o Grupo Prima como uma desenvolvedora de empreendimentos imobiliários de primeira e segunda residência e de hotelaria de luxo no Brasil. Com edificações reconhecidas em Salvador, a empresa já anunciou seu plano de expansão para o Sudeste, com projetos em São Paulo e Rio de Janeiro. E marcou o início da construção do mais novo e luxuoso destino turístico na paradisíaca Baixio, no litoral norte da Bahia, na cerimônia da pedra fundamental, quando apresentou o maior investimento privado no turismo brasileiro: R$ 5,6 bilhões.