quarta, 05 de fevereiro de 2025
Euro 6.0643 Dólar 5.8271

FRUTAS E PLANTAS ORNAMENTAIS GANHAM DESTAQUE NO COMÉRCIO PARA O NATAL E ANO NOVO

Matheus Souza - 11/12/2024 17:49

Comercialização em alta para o Natal e Ano Novo: frutas e plantas ornamentais ganham destaque
A ocasião gera incremento de vendas e volume financeiro em produtos tradicionalmente associados às datas

O mês de dezembro é tradicionalmente marcado por aumento expressivo na comercialização de frutas e plantas ornamentais associados às festas de fim de ano. No Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), esse movimento reflete o aquecimento da demanda por alimentos e itens decorativos que compõem as celebrações de Natal e Ano Novo. “Já estamos percebendo a chegada de produtos típicos dessa época, como pêssegos, ameixas e nectarinas, e o mercado está aquecido para esses itens”, afirma Thiago de Oliveira, chefe da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES).

Em dezembro de 2023, foram comercializadas no ETSP mais de 21 mil toneladas de frutas voltadas para as ceias natalinas e de Ano Novo, com as seguintes participações percentuais no volume total:

Uva (39,8%);
Pêssego (25,4%);
Ameixa (18,6%);
Cereja (6,0%);
Lichia (3,6%);
Nectarina (3,0%);
Romã (1,6%);
Figo (1,0%);
Tâmara (0,6%);
Nozes (0,5%).

Em termos financeiros, essas frutas movimentaram mais de R$ 280 milhões no último mês do ano, sendo uva, cereja e pêssego os principais produtos em valor comercializado.

Origem dos produtos
A produção nacional tem forte presença nesse mercado, com o Rio Grande do Sul liderando as procedências (24,3%), seguido por São Paulo (21,1%) e Pernambuco (17,2%). Algumas frutas, como a cereja, são 100% importadas, com destaque para o Chile como principal fornecedor.

Impactos climáticos e perspectivas
O clima de 2024 afetou algumas culturas, como a lichia, que teve seu ciclo produtivo atrasado. “A menor oferta inicial elevou os preços médios, mas a tendência é de estabilização conforme a produção se regularize”, explica Thiago.

Além das frutas típicas, outras culturas nacionais também se destacaram em qualidade e preços competitivos, como manga Palmer, melão amarelo, melancia e abacaxi pérola. Em média, dezembro de 2023 registrou um aumento de 9,3% na comercialização em relação à média mensal do ano, com entrada de 150 mil toneladas de frutas, acima da média mensal de 133 mil toneladas.

Plantas ornamentais: um toque especial para as festas

O mercado de plantas ornamentais também reflete o espírito natalino. Em dezembro de 2023, foram vendidas mais de 959 toneladas de plantas no ETSP, com as seguintes participações percentuais no volume total:

Bico-de-papagaio (19,9%);
Suculentas em geral (13,8%);
Crisântemo (12,9%);
Kalanchoe (10,4%);
Rosa (8,4%);
Azaléa (8,2%);
Tuia (8,0%);
Begônia (7,8%);
Orquídeas (6,4%);
Girassol (4,1%).

Em termos financeiros, foi registrado um volume superior a R$ 8,6 milhões, sendo as orquídeas e as rosas os itens de maior valor agregado. Nesse segmento, o estado de São Paulo dominou as procedências, com 99,3% das plantas sendo cultivadas localmente. Apesar das variações climáticas, esse setor sofreu menos impactos devido ao uso de técnicas de cultivo protegido e irrigação.

Expectativas para 2024
O cenário otimista de 2023 deve se repetir neste ano e espera-se que dezembro novamente seja um dos principais meses de comercialização na CEAGESP. “Os dados mostram que o mercado segue forte e acreditamos que 2024 trará resultados ainda melhores”, conclui Thiago.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.