terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.484 Dólar 5.1195

CNC AUMENTA PARA 4,6% PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO DOS SERVIÇOS

Redação - 11/06/2021 16:15 - Atualizado 11/06/2021

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aumentou para 4,6% a expectativa de crescimento do volume de receitas dos serviços em 2021. A estimativa tem como base os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de abril, divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês passado, a expectativa de aumento para o setor havia ficado em 4%, ante os dados negativos de março.

O volume de receitas do setor cresceu 0,7% em abril, uma alta que se enquadra “dentro do esperado” e mantém o crescimento ainda abaixo do nível pré-pandemia. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, afirma que a resposta do setor tem sido proporcional à gradual evolução da imunização da população e à retomada econômica.

“A população não deixa de consumir porque quer, mas porque precisa. Os governos, não apenas o federal, têm contribuído com auxílios sociais, o que é fundamental para que as pessoas tenham acesso ao básico e paguem suas contas. Mas é preciso avançar no calendário de vacinação para que o nível de isolamento caia e o País volte a circular, assim como a economia”, avalia Tadros.

Segundo a PMS de abril, o volume de receitas do setor segue 1,5% abaixo do de fevereiro de 2020, mês anterior à pandemia. Apenas dois dos cinco grupamentos de atividades obtiveram variações positivas no volume de receitas: serviços prestados às famílias (+9,3%) e de informação e comunicação (+2,5%). Na comparação com abril do ano passado, os serviços apuraram variação de +19,8%. O mês de abril de 2020 marcou o pior momento do setor de serviços desde o início da crise do coronavírus, quando foram computadas variações mensais e anuais de -12,4% e -17,3%, respectivamente.

Foto: Elza Fiúza /Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.