terça, 28 de maio de 2024
Euro 5.6328 Dólar 5.1736

GOVERNADOR PARTICIPA DA LAVAGEM DE ITAPUÃ, EM SALVADOR

Redação - 09/02/2023 13:20 - Atualizado 09/02/2023

Comemorada uma semana antes do início do Carnaval de Salvador, a tradicional Lavagem de Itapuã completou, nesta quinta-feira (9), 118 anos de forte participação na vida cultural da capital baiana.

O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o cortejo, que voltou a desfilar após dois anos de interrupção por causa da pandemia de covid-19. Também compareceram ao evento inter-religioso, o vice-governador Geraldo Júnior e titulares de secretarias estaduais.

Todos os anos a Lavagem celebra a diversidade cultural, reunindo o povo de santo e católicos, grupos culturais, devotos, moradores e turistas em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e à Iemanjá, sendo uma importante data dentro calendário turístico do verão baiano.

“Aqui nós demos apoio para acontecer esta parte cultural, a Segurança Pública também foi reforçada em quantitativo, além de apoio da Secretaria de Saúde. Esta  é mais uma atuação conjunta que antecede o Carnaval”. Jerônimo ainda aproveitou a ocasião para convidar todos para a folia momesca da capital baiana que conta com apoio do Governo do Estado na contração de mais de 160 atrações artísticas, além do operacional de Segurança e Saúde, entre outras ações. “Não tem como não se animar com uma caminhada dessas que acontece em Itapuã, com a participação das baianas, grupos afros e a acolhida de toda a comunidade. Então, eu quero aproveitar e convidar a quem não está em Salvador ainda se programar para vir”.

Tradição local

Através das secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult), o Governo do Estado apoiou a Lavagem em 2023 com um investimento de R$ 125 mil para infraestrutura, apresentações culturais e logística operacional do evento, contemplando serviços e equipamentos de palco, sonorização e iluminação. “As festas populares de Salvador são manifestações espontâneas do povo com aspectos culturais muito fortes que têm reflexo no processamento das atividades turísticas do estado”. Ele ainda explicou que a Lavagem de Itapuã contou com suporte do Governo do Estado por causa dessa relevância.

Também presente na manifestação popular, o titular da Cultura, Bruno Monteiro enfatizou que a tradição da festa precisa ser respeitada e cultivada pelas ações do Estado. “Estamos encerrando o ciclo de lavagens hoje, já no aquecimento para Carnaval, e o Governo do Estado está presente valorizando a cultura, a tradição, e esse encontro do povo com a socialidade  e com toda a sua fé e transbordamento do que há de melhor”. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) montou um esquema de segurança com 700 profissionais foi montado para atender ao público.

Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.