Mais de 142 mil consumidores na Bahia, com pendências junto a instituições financeiras, firmaram acordo de renegociação das dívidas por meio de um mutirão realizado conjuntamente entre a Serasa e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A ação, inédita, teve início no último dia 28 de outubro e segue até 29 deste mês. Em todo o País o número de acordos ultrapassa 2,4 milhões.
Os descontos oferecidos no Feirão Serasa Limpa Nome chegam a 99%, e tanto faz se para pagamento parcelado ou à vista. Além dos principais bancos, participam da campanha mais de mil empresas, incluindo concessionárias de água, luz, gás e telefonia, e redes varejistas. De acordo com o coordenador da Serasa, Thiago Ramos, com o pagamento da primeira parcela é baixada a negativação do CPF. Por meio do Pix, a baixa é instantânea.
A negociação pode ser feita online , diretamente com a instituição financeira credora em seus canais oficiais, ou pelos portais www.serasalimpanome.com.br, e consumidor.gov.br –, lembrando que, neste último, o consumidor precisa ter sua conta Prata ou Ouro. Há também o aplicativo Serasa.
Presencialmente, o atendimento acontece em todas as agências dos Correios do país, de forma gratuita; nos Procons participantes, e nas tendas do evento do Feirão Limpa Nome da Serasa. Ainda de acordo com o coordenador do Serasa, a reunião dos mutirões acontece em um momento de alta na inadimplência, com aproximadamente 72,6 milhões de brasileiros em situação de endividamento. A medida, nessa reta final do ano, segundo ele, visa atacar o vilão das dívidas, que são os “produtos bancários”.( A Tarde)
Foto: Olga Leiria / AG. A TARDE