sexta, 20 de setembro de 2024
Euro 6.1002 Dólar 5.4665

SETEMBRO VERMELHO: CONHEÇA OS ATIVOS QUE AUXILIAM NO CUIDADO COM O CORAÇÃO

Bruna Carvalho - 10/09/2024 09:58

O mês de setembro chega para nos lembrar sobre a importância dos cuidados com o coração, através da campanha Setembro Vermelho e do Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. Seja através da alimentação natural ou da suplementação, a ingestão de alguns ativos antioxidantes, como o ômega 3, o Resveratrol, o Bioberon, Vazguard e as vitaminas A, D3 e K2MK7, podem ser importantes para a saúde desse órgão.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças cardíacas são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil – em números que chegam a 400 mil mortes por ano. Além disso, cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem com doenças cardiovasculares.

Rosana Amorim, farmacêutica da Singular Pharma, explica que a suplementação desses ativos pode auxiliar no tratamento cardiovascular e deve acontecer quando há necessidade de desinflamar o corpo. “Esses ativos são anti-inflamatórios e antioxidantes e atuam na saúde em diversos processos metabólicos que envolvem intestino, cérebro, pele, músculo, hormônios e, claro, o coração”, sinaliza.

De acordo com a farmacêutica, a suplementação não deve ser feita através da automedicação. “Antes de buscar pelo suplemento, a pessoa deve passar por uma avaliação médica para a escolha do melhor tratamento em função da queixa, exame e diagnóstico do paciente”, afirma Amorim.

 

Ação dos ativos

Dois ativos que têm sido muito buscados por quem precisa de suplementação devido a sua ação terapêutica e maior disponibilidade, são eles: o Resvitech e o Bioberon. O primeiro é um antioxidante Resveratrol, com uma tecnologia hybrid-fenumat de liberação sustentada por 24 horas. Ele é muito usado na saúde cognitiva, intestinal e cardiovascular devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antitumorais.

Já o Bioberon é um antioxidante e anti-inflamatório de tecnologia lipossomal, que atua no aumento da sensibilidade à insulina, melhorando o perfil glicêmico e lipídico, favorecendo o emagrecimento e o equilíbrio metabólico.

 

Novo perfil dos cardíacos

Os dados mais recentes têm mostrado uma mudança no perfil do paciente cardíaco. De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), os casos mensais registrados em jovens quase dobraram nos últimos 15 anos, acompanhado por um aumento de 160% na média de internações. As mulheres também engrossam esses dados.

O estudo Global Burden Disease (GBD), elaborado em parceria com a SBC e com sociedades médicas, aponta um aumento de 62% na incidência de problemas cardíacos entre mulheres de 15 a 49 anos – que saltaram de 7 mil casos para cada 100 mil habitantes na década de 1990, para 11,6 mil casos em 2019.

Adotar medidas de prevenção para as doenças cardiovasculares é sempre a melhor saída. A prática de atividades físicas e a adoção de uma dieta balanceada são duas medidas. Outras formas de prevenção às doenças cardiovasculares envolvem a adoção de bons hábitos de vida, como evitar o tabagismo, o excesso de álcool, a obesidade, além de tratar doenças como o diabetes e a hipertensão arterial. A realização de check-up cardiológico e dos exames de rotina também são essenciais para o diagnóstico de doenças em seu estado mais brando, facilitando a eficácia do tratamento.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.