Mantenedora do Martagão Gesteira, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil expandiu seu raio de atuação e passou a gerir também o Hospital da Criança de Maringá, no Paraná. De alta e média complexidade, a unidade de saúde do Sul do país ofertará, inicialmente, 61 leitos, sendo 60% (37) disponibilizados para o SUS.
“A Liga tem um histórico de cuidar da saúde da mãe e da criança. Desde 1923, atua para a promoção da redução da mortalidade infantil. Este novo passo ampliará ainda mais seu horizonte, mas sempre fiel ao propósito inicial da instituição filantrópica. Uma entidade que já tem a expertise de ser referência em pediatria na Bahia, reconhecida nacionalmente”, ressaltou o superintendente geral da Liga, Carlos Emanuel Melo.
Centenária, a Liga está à frente de unidades de saúde como o Hospital Estadual da Criança (HEC), do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), e do Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG), entre outras unidades. Em Maringá, assim como no Martagão, o hospital será exclusivamente pediátrico. A unidade maringaense contará com Pronto Atendimento referenciado, Centro de Especialidades, Centro de Imagem e laboratório.
“A nova operação em Maringá funcionará com recursos públicos e privados como estratégia para enfrentar o subfinanciamento crônico do SUS, mais grave ainda na área pediátrica”, detalhou Melo.