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VENDAS DO VAREJO AMPLIADO BAIANO RECUAM FRENTE A MAIO, MAS CRESCEM EM RELAÇÃO A JUNHO NO 1º SEMESTRE

Victoria Isabel - 14/08/2024 15:00

 

Em junho de 2024, as vendas do comércio varejista ampliado baiano apresentaram leve recuo (-0,3%) frente a maio, na série livre de influências sazonais. Foi o segundo resultado negativo consecutivo (havia caído 0,5% de abril para maio). O índice foi o 10º pior do país, ficando abaixo do indicador nacional (que foi 0,4%).

Por outro lado, na comparação com junho de 2023, o varejo ampliado baiano teve alta (1,0%) pelo 13º mês consecutivo, porém, ficando com o 18º melhor resultado entre os 27 estados, em um índice inferior ao do país como um todo (2,0%).

No acumulado no primeiro semestre de 2024, as vendas do varejo ampliado baiano cresceram 8,0%, acima do índice nacional (4,3%), sendo o 6º maior avanço entre os estados.

Nos 12 meses encerrados em junho, o varejo ampliado da Bahia acumula alta de 6,5% nas vendas, também acima do Brasil (3,5%) e mostrando o 4º melhor resultado entre as 27 unidades da Federação, empatado com Pernambuco e Santa Catarina.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças; material de construção; e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (“atacarejos”), para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

No primeiro semestre, duas atividades tiveram altas acumuladas nas vendas: material de construção (21,3%) e veículos (12,1%). Por outro lado, o atacado de alimentos (-3,9%) registrou queda no período.

Foto: Steve Buissinne por Pixabay

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