A Avenida Lafayete Coutinho, conhecida como Contorno, está localizada próxima a um dos principais pontos turísticos de Salvador, a Gamboa. Com vista para a Baía de Todos-os-Santos, a pista liga o Vale do Canela ao Comércio, passando com um elevado por cima da comunidade da Gamboa e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).
Pensada pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a Contorno agora deve passar por uma ampla reforma, para modernizar a avenida, mas também facilitar a circulação de pessoas na região. A ideia é aproveitar o potencial turístico da região e dar à população de Salvador mais um espaço público para o lazer.
O projeto prevê o fim da pequena calçada que existe hoje na Contorno, com a instalação de um espaço maior, na mesma altura da pista, além de uma ciclovia. A expectativa é que isso torne mais segura uma caminhada na região, hoje prejudicada pela presença de criminosos, que muitas vezes usam a separação existente entre via e calçada para se esconder.
Na avaliação da prefeitura de Salvador, as mudanças previstas para a nova Avenida Contorno também vão facilitar a vista da Baía de Todos-os-Santos por parte dos pedestres que passarem na via.
As obras devem ser iniciadas logo após o término das intervenções também realizadas pela prefeitura na Rua da Conceição da Praia e na Rua Manoel Vitorino, ambas nas proximidades da Contorno. A gestão municipal espera que a nova Lafayete Coutinho possa ser entregue até meados de 2025.
Foto: Fundação Mário Leal Ferreira