A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ) realiza, nesta quinta-feira (9), às 9h30, no plenarinho da Casa, a audiência pública “Urbanização e Verticalização em Salvador”, oferecida pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública.
A atividade foi proposta a Hilton Coelho pelo Coletivo Stella Maris, que defende uma ampla articulação dos movimentos sociais pela revisão efetivamente participativa e popular do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador. Para o legislador, “só assim, com a mudança desse instrumento legal, aberrações como essas torres gigantes na orla da cidade, não mais serão autorizadas pela prefeitura. Basta de sombreamento das praias e comprometimento da ventilação de todos os bairros”.
Hilton Coelho convida as pessoas e entidades que queiram contribuir com o debate desta questão a participarem da audiência pública. “Não podemos aceitar que prédios sejam erguidos detonando áreas de restinga, promovendo sombreamento das praias, sobrecarregando sistemas de esgotos e tantos outros danos ao meio ambiente. O lucro dos setores imobiliários não pode estar acima da vida, do meio ambiente e dos direitos da maioria da população”.
“A audiência pública deve ser um instrumento a mais para denunciar e apontar soluções contra os ataques ao meio ambiente e o direito à cidade que a maioria da população reivindica. Para nós, todas as novas construções na cidade devem ser precedidas de estudos de impacto ambiental e social rigorosos e com credibilidade. Reiteramos nosso convite a todas as pessoas interessadas”, conclui o parlamentar.
Foto: Reprodução