Nesta quarta-feira (20), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidirá o tamanho do corte na taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 11,25% ao ano, com expectativa de redução para 10,75% ao ano. Esse seria o sexto corte desde agosto, interrompendo o ciclo de aperto monetário.
Segundo informações publicadas pela Agência Brasil, nos comunicados das últimas reuniões, o Copom tinha informado que os diretores do BC e o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, tinham previsto, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto percentual nos próximos encontros. No entanto, existe a expectativa se a Selic vai ser reduzida apenas até a reunião de maio ou se os cortes continuarão até o segundo semestre.
De acordo com a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deve realmente cair 0,5 ponto percentual. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre o ano em 9% ao ano. Nesta quarta-feira, ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo