quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

“IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA SERÁ DESAFIO TECNOLÓGICO NA ÁREA FISCAL, DIZ SECRETÁRIA DA SEFAZ SALVADOR

LUIZA SANTOS - 13/03/2024 16:02 - Atualizado 13/03/2024

A secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, representou Salvador nesta quarta-feira (13) no Conecta Recife, encontro que discutiu experiências de governos municipais, nacionais e internacionais e exaltou soluções inovadoras de sucesso sobre tecnologia a serviço da sociedade. Na ocasião, a titular da Sefaz fez parte, juntamente com a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, da mesa “As Oportunidades Tecnológicas Fazendárias” e apresentou estratégias implementadas que modernizaram o atendimento prestado pela pasta soteropolitana.

Giovanna iniciou sua fala destacando a importância das inovações para aprimorar as atividades fazendárias de arrecadação, controle fiscal e contábil, além de pagamentos e atendimento ao contribuinte. A gestora, que também é presidente do Fórum Nacional de Secretários municipais de Fazenda e Finanças do Fundo Nacional de Prefeitos (FNP), apresentou o Planejamento Estratégico Sefaz + Por Salvador, responsável por traçar metas com as realizações prioritárias para a administração fazendária. 45% das propostas existentes no planejamento estão ligadas a área de tecnologia.

Um dos projetos inseridos no Sefaz + Por Salvador que ganhou destaque na apresentação foi o Novo Sistema de Administração Tributária (SAT), peça fundamental no aprimoramento da arrecadação municipal, sobretudo em relação à administração de operações relacionadas a cadastros, arrecadação, fiscalização e cobrança. Em implementação, a nova ferramenta substituirá o atual sistema, utilizado desde o ano 2000.

O Saneamento de Inscrições Imobiliárias de Salvador, estratégia que possibilitou a atualização de mais de 120 mil inscrições no banco de dados do município, também foi apresentado pela secretária. A medida, implementada por meio do Marco Legal das Startups, promove o aumento da confiabilidade da base cadastral e a justiça fiscal. A administração fazendária administra um cadastro com mais de 917 mil imóveis.

Outro ponto importante destacado durante a mesa foi a modernização do atendimento ao contribuinte soteropolitano. Com o intuito de simplificar a vida do cidadão e tornar o atendimento cada vez mais célere, a Sefaz ampliou para quase 90% os tipos de serviços ofertados nos portais sefaz.salvador.ba.gov.br e fas.sefaz.salvador.ba.gov.br.

“Destacamos o extraordinário benefício financeiro dos investimentos realizados em tecnologia. Além disso, aplicamos estratégias que desburocratizaram e simplificaram o atendimento fazendário ao cidadão”, disse Victer ao exaltar a importância da aplicação de estratégias tecnológicas para impulsionar o desenvolvimento da gestão pública.

Giovanna apontou também o que acredita ser o grande desafio tecnológico na área fiscal nos próximos 10 anos: a implementação da Reforma Tributária. “Serão muitas as inovações tecnológicas. Agora, a integração dos estados e municípios com o Comitê Nacional, responsável por gerir o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), será a missão mais complexa na área tributária”, acrescentou.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.