Em janeiro deste ano, as vendas financiadas de veículos novos e usados totalizaram 562 mil operações, representando um aumento significativo de 27,1% em relação ao mesmo período de 2023, conforme dados inéditos da B3. No entanto, essas transações registraram uma queda de 1,7% em comparação com dezembro do ano anterior. As informações foram divulgadas pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
De acordo com o relatório, o maior crescimento registrado pela B3 foi nas vendas financiadas de motocicletas, que aumentaram 50,3% em relação a janeiro de 2023. Em seguida, estão os automóveis leves, com um aumento de 22,8% no mesmo período. Por último, os veículos pesados apresentaram um crescimento mais modesto, com uma alta de 2,6%.
Entretanto, duas das três categorias registraram queda em comparação com o final de 2023: as vendas financiadas de automóveis leves diminuíram 2,1% em relação a dezembro, enquanto as de veículos pesados tiveram uma redução de 17,9%.
Apenas as vendas de motocicletas continuaram em ascensão após o período de virada do ano, com um aumento de 2,8% em janeiro em comparação com dezembro de 2023.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil