terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.189

CPRS REALIZA PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL E INICIAÇÃO ESPORTIVA

Redação - 23/02/2022 07:00 - Atualizado 23/02/2022

O uso de drogas é uma ameaça à sociedade, pois representa um comprometimento da vida social. O público mais vulnerável ao envolvimento com a criminalidade através das drogas tem sido adolescentes, principalmente do sexo masculino. Para prevenir tais contato e desenvolver nas crianças e adolescentes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas e assim fazer escolhas seguras e responsáveis, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) desenvolveu, em 2008, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado em diversas escolas baianas.

Levando em consideração o sucesso desse programa nas atividades estudantis, a PMBA buscou, cada vez mais, estabelecer relações positivas com a sociedade através do desenvolvimento de práticas esportivas, a exemplo dos diversos projetos realizados nas Bases Comunitárias de Segurança Pública. Dessa forma, o Comando de Policiamento da Região Sul (CPRS), em parceria com as prefeituras, redes empresariais, associações e órgãos públicos, apresentou propostas semelhantes no Sul da Bahia, visando implantar projetos de inclusão social e iniciação esportiva, tais como jiu-jitsu, culinária, natação, futebol, música, xadrez, entre outros.

A atividade será realizada em espaços públicos das cidades do Sul da Bahia e contará com a participação voluntária de policiais militares, em horário de folga, e que tenham habilidades direcionadas para cada projeto. De acordo com o comandante do CPRS, Coronel PM Vanderval Meneses Ramos, “fazer frente as situações de violência e barbaridades dentro da realidade em que se formou facções (grupos armados) nos bairros periféricos e mais carentes é um verdadeiro desafio e a nossa instituição, além de cumprir o seu papel ostensivo e repressivo, busca incentivar uma cultura de paz e a construção de um mundo no qual a juventude esteja capacitada para respeitar convívio social e para conduzir suas vidas livre do uso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos”.

Diversas cidades participarão dos projetos. Assim, na última terça-feira, dia 15, o coronel PM Vanderval se reuniu com o prefeito de Itajuípe e também presidente da Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (AMURC), Marcone Amaral, e com o Diretor Executivo da AMURC, Luciano Veiga. Já no dia 16, foi a vez da reunião na cidade de Camamu com o prefeito dessa cidade, Enoc Souza, o Comandante Valença, Major PM Bruno Czekus Soares e o Comandante da Rondesp Sul, Major PM Magalhães. Por último, dia 17, o Coronel Vanderval esteve na comunidade de Taboquinhas, em Itacaré, junto com o prefeito da cidade, Antônio de Anízio, e o comandante da 72º CIPM/Itacaré, Major PM Hosannah Santos Rocha. Nessa visita foi possível conhecer o projeto de canoagem e de música para os jovens da comunidade.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.