Segundo informações da Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febracan), os bancos reduziram novamente a projeção do aumento do crédito no Brasil neste ano, referente ao mês de novembro, de 7,6% em relação ao final de 2022.
Ainda de acordo com a pesquisa, a expectativa de crescimento do crédito livre neste ano diminuiu de 6,4% para 6,1%, com uma menor projeção para o crédito livre às empresas, que passou de 2,3% para 1,3%. A carteira livre para pessoas físicas teve crescimento na projeção de alta, de 9,1% para 9,5%. Na carteira direcionada, a previsão foi de 9,2% para 8,8%, com redução tanto nas empresas (de 7,3% para 6,9%) quanto em pessoas físicas (de 10,2% para 9,8%).
“Em geral, a pesquisa seguiu apontando uma revisão para baixo na expectativa para o crescimento do crédito neste ano, na esteira dos números ainda relativamente modestos que temos observado”, diz em nota o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg.
No entanto, a expectativa melhorou para 2024: passou de alta de 8,1% para alta de 8,3%. A melhor projeção veio da carteira direcionada, em que a expectativa subiu de crescimento de 7,8% para alta de 8,5% em relação a este ano. Na carteira livre, a projeção diminuiu de 8,4% para 8,2%.
(Correios)
Foto: Reprodução.