Nesta quarta-feira (04), o Banco Central anunciou que o Pix automático será lançado oficialmente em outubro de 2024. A novidade vai permitir que o usuário agende pagamentos recorrentes como, faturas de água, luz e telefone, além de assinaturas de streamings, mensalidade escolares e parcelamentos financeiros.
Em junho deste ano, o Banco Central havia apresentado um cronograma no qual estimava o lançamento do produto em abril de 2024. Porém, a novidade foi adiada para que os técnicos tenham tempo necessário para o desenvolvimento, avaliação de segurança e definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes.
O chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, Carlos Eduardo Brandt, explica que o BC está desenhando um produto “flexível” para atender empresas de todos os setores e tamanhos e multiplataformas.
“Após a ativação do Pix Automático por meio de uma das jornadas, o produto é único em suas regras de agendamento, liquidação, contestação, acordos de nível de serviço etc., para que os clientes pagadores tenham uma experiência uniforme, facilitando o entendimento do funcionamento do produto e, assim, estimulando sua adoção”, disse ele.
Com informações da CNN
Foto: Divulgação / Agência Brasil