BAHIA TERÁ 3,5 MIL VAGAS DE EMPREGO TEMPORÁRIO PARA O FINAL DO ANO
AGENDA DA SEGUNDA: RUI E ZÉ RONALDO FAZEM CAMINHADAS PELO INTERIOR
MEIRELLES FARÁ CAMPANHA EM SALVADOR NESTA SEGUNDA

O NOVO CELULAR DA SAMSUNG VALE A PENA?




AGENDA DA SEGUNDA: RUI E ZÉ RONALDO FAZEM CAMINHADAS PELO INTERIOR
AGENDA DA SEGUNDA: RUI E ZÉ RONALDO FAZEM CAMINHADAS PELO INTERIOR

O candidato à reeleição Rui Costa (PT) segue com a realização de caminhadas pelo interior do estado. Às 9h, faz campanha em Santo Estevão. Em seguida, às 11h, anda pelas ruas de Amélia Rodrigues. À tarde, segue para São Sebastião do Passé, onde faz caminhada às 14h. Rui encerra a programação do dia com campanha pelas ruas de Simões Filho. O postulante do DEM, José Ronaldo, também tem compromissos no interior baiano. Às 9h, faz campanha em Adustina, e às 11h segue para a cidade de Pedro Alexandre. Às 18h, o candidato participa de um evento em Paripiranga. Já o emedebista João Santana grava programa eleitoral pela manhã e se reúne com a equipe de campanha à tarde. Às 20h, participa de um evento com o presidenciável da sigla, Henrique Meirelles, em Salvador. O candidato do PRTB, João Henrique, concede entrevista para um site e uma rádio do interior do estado pela manhã. À tarde, grava programa eleitoral. Os postulantes Marcos Mendes, do PSOL, e Célia Sacramento, da Rede, não enviaram suas agendas.

POLÍCIA CIVIL E MP-RJ PRENDEM 13 SUSPEITOS DE INTEGRAR MILÍCIAS NO RJ
POLÍCIA CIVIL E MP-RJ PRENDEM 13 SUSPEITOS DE INTEGRAR MILÍCIAS NO RJ

A Policia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro estão nas ruas hoje (24) para desarticular milícias que atuam em São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana. Até às 7h, 13 pessoas foram presas. Ao todo, são 24 mandados de prisão. Estão na mira da força-tarefa três grupos distintos. Os criminosos são suspeitos de cometer dezenas de homicídios nas duas cidades, em disputas por território. A polícia também investiga se as quadrilhas contam com o apoio de PMs do 7º BPM (São Gonçalo). De acordo com o G1, os grupos impõem segurança privada e controlam o transporte por van, pontos de televisão clandestina e a venda de botijões de gás de cozinha, além de obrigar a comercialização de cigarros clandestinos. As investigações apontam que algumas ordens partem de dentro do Complexo Penitenciário de Bangu, mais precisamente da Cadeia Pública Bandeira Stampa, Bangu 9.

BAHIA TERÁ 3,5 MIL VAGAS DE EMPREGO TEMPORÁRIO PARA O FINAL DO ANO
BAHIA TERÁ 3,5 MIL VAGAS DE EMPREGO TEMPORÁRIO PARA O FINAL DO ANO

Cerca de 3,5 mil vagas temporárias serão abertas na Bahia para o final do ano, segundo estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário.  O número representa um aumento de 0,8% em relação à previsão do ano passado, que foi de 3,2 mil vagas. No entanto, o volume ainda é menor do que a expectativa nacional, de 10%. O setor de varejo deverá responder pelo maior contingente de vagas temporárias na Bahia, enquanto no contexto nacional a indústria é o principal setor.

GOVERNADORES SOFREM NA BUSCA PELA REELEIÇÃO
GOVERNADORES SOFREM NA BUSCA PELA REELEIÇÃO

Turbulências econômicas, explosão da violência, desgaste com escândalos de corrupção e crise migratória criaram um novo cenário nas eleições estaduais: a dificuldade de governadores nas próprias campanhas à reeleição. Há 20 estados onde o atual ocupante do cargo tenta um novo mandato, mas apenas oito deles estão isolados em primeiro lugar, em situação confortável para prolongar o poder por mais quatro anos, segundo as pesquisas de intenção de voto mais recentes.

Caso a situação se mantenha, esta será a menor taxa de reeleição desde que a possibilidade passou a valer nas disputas para os governos estaduais. Entre 1998 e 2014, 69% dos governadores que tentaram um novo mandato conseguiram o feito. O desempenho mais baixo aconteceu em 2002, quando 58% se reelegeram. Hoje, a projeção indica a vitória de 40%.

Nos 12 estados em que os governadores enfrentam dificuldades na campanha, há quatro em que eles estão em empate técnico com adversários no primeiro lugar: José Ivo Sartori (MDB), no Rio Grande do Sul; Paulo Câmara (PSB), em Pernambuco; Waldez Góes (PDT), no Amapá; e Belivaldo (PSD), em Sergipe. Nas simulações de segundo turno, Sartori e Câmara aparecem em empate técnico com os adversários — Eduardo Leite (PSDB) e Armando Monteiro (PTB), respectivamente. Já Góes perderia para os dois possíveis adversários, enquanto Belivaldo ganharia de um e perderia de outro.

QUASE 25% DOS BRASILEIROS PEDEM DEMISSÃO DE FORMA ESPONTÂNEA
QUASE 25% DOS BRASILEIROS PEDEM DEMISSÃO DE FORMA ESPONTÂNEA

Embora o mercado de trabalho esteja muito distante do seu melhor momento, a retomada da criação de vagas formais, ainda que em ritmo lento, já tem desencadeado uma movimentação entre os trabalhadores: neste ano há mais brasileiros trocando de emprego por vontade própria.

Entre janeiro e agosto, 2,253 milhões de brasileiros pediram demissão de forma espontânea das empresas. O número equivale a 23% do total de desligamentos registrados no país no período, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Neste ano, há uma ligeira aceleração quando se observa o retrato de 2017. Entre janeiro e agosto do ano passado, 2,105 milhões – ou 21% – dos trabalhadores pediram demissão por vontade própria.

Até agosto deste ano, o Brasil criou 568.551 empregos com carteira assinada em todo o país. A expectativa é que o país encerre o ano com saldo positivo, apesar de as expectativas estarem sendo revisadas para baixo diante do crescimento mais fraco. Se os números positivos forem confirmados, será a primeira vez que a economia brasileira vai criar vagas formais de trabalho desde 2014.  “Com a retomada do mercado de trabalho, ainda que mais fraco do que o esperado, a quantidade de pessoas que muda de emprego tende a subir”, afirma o professor do Insper Sergio Firpo.

A demissão espontânea costuma acompanhar os movimentos de melhora e piora do mercado de trabalho. Nos períodos em que o Brasil gerava muitos postos de trabalho, a demissão espontânea chegou a responder por 30% dos desligamentos registrados. Com a crise, a fatia dos trabalhadores que se desligava por vontade própria chegou a cair para 20%. No ano passado, com a menor destruição de vagas – o país fechou 20 mil postos -, os desligamentos por decisão do trabalhador já apresentaram um ligeiro crescimento em relação ao total das demissões. (G1)

JOÃO SALLES E PAULO MIGUEZ SÃO EMPOSSADOS REITOR E VICE DA UFBA
JOÃO SALLES E PAULO MIGUEZ SÃO EMPOSSADOS REITOR E VICE DA UFBA

O professor João Carlos Salles Pires da Silva será reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) nesta segunda-feira, 24, para o período 2018-2022. Da mesma forma, o professor Paulo César Miguez será empossado o vice-reitor da universidade. A cerimônia acontece às 5h da tarde no Salão Nobre da Reitoria da Ufba, no Canela.

Nos cargos desde 2014, os gestores compuseram na última eleição a chapa única “Somos Ufba”. Na consulta à comunidade, eles obtiveram 11.369 votos, 97% do total do pleito realizado nos dias 22 e 23 de maio. O decreto que oficializou a recondução do reitor foi assinado pelo presidente Michel Temer no dia 13 de agosto, e publicado no Diário Oficial da União no dia seguinte.

DEMANDA POR INVESTIMENTO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA CAI EM AGOSTO
DEMANDA POR INVESTIMENTO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA CAI EM AGOSTO

Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que a intenção de investimentos, dos micro e pequenos empresários, caiu 1,7 pontos em um mês, ao passar de 40,9 pontos em julho para 39,3 pontos em agosto. Trata-se do segundo pior resultado do ano, ficando atrás apenas do mês de junho, período marcado pela paralisação dos caminhoneiros. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, maior é a propensão ao investimento.

Em números percentuais, o indicador revela que somente um terço (33%) dos micro e pequenos empresários estão interessados em promover investimentos em seus negócios nos próximos três meses. A maioria (53%) não fará qualquer investimento. A principal razão para a negativa é a percepção de que o país ainda não se recuperou totalmente da crise, com 36% de menções. Há ainda 36% de entrevistados que não veem necessidade e 19% que estão aguardando o retorno de alguma melhoria feita recentemente na empresa.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, o baixo apetite ao investimento é justificado, em parte, pelas dificuldades econômicas que o país atravessa somadas às incertezas no campo eleitoral. “Sem boas perspectivas de uma retomada consistente da economia e vulneráveis ao processo eleitoral incerto, os empresários estão reticentes para assumir compromissos financeiros de longo prazo, já que os juros seguem elevados na ponta, a despeito da Selic baixa, e a demanda do consumidor continua retraída em razão do desemprego”, explica o presidente.

Considerando o universo de micro e pequenos empresários que têm a intenção de investir nos próximos três meses, o capital próprio aparece como o principal recurso. Mais da metade (56%) usará o dinheiro do próprio bolso e 10% irão vender algum bem. Somente 13% irão recorrer a empréstimos em bancos e financeiras. Para os empresários que pretendem fazer investimentos, a medida tem como principal objetivo aumentar as vendas (66%) ou conseguir atender a demanda que aumentou (21%). Os investimentos mais comuns devem ser a ampliação de estoques (27%), compra de equipamentos e maquinários (25%), reforma das instalações da empresa (22%) e gastos com propaganda e comunicação (19%).

ACM NETO GARANTE TERCEIRA EDIÇÃO DA MARATONA DE SALVADOR EM 2019
ACM NETO GARANTE TERCEIRA EDIÇÃO DA MARATONA DE SALVADOR EM 2019

A Maratona Cidade de Salvador vai voltar em 2019, e ainda com mais força. Depois da segunda edição, realizada neste domingo (23), com a presença de cinco mil atletas inscritos e varias novidades, a exemplo das atrações musicais e culturais, o prefeito ACM Neto assegurou a realização do evento no ano que vem. “Tivemos o dobro de corredores na maratona deste ano de 2018 em comparação a 2017. De modo que já consolidamos esse evento esportivo nacionalmente. Um exemplo disso é o número de atletas de fora participando. Em 2019 faremos uma prova ainda melhor”, afirmou o prefeito, que participou da entrega da premiação.

Foram cinco mil atletas inscritos para a edição 2018. Mais de 210 cidades tiveram representantes, com um total de aproximadamente 40% dos inscritos, vindos de todos os estados do país. Vale lembrar que os resultados da prova 42k são válidos para o Ranking Brasileiro de Maratonas, e a competição já faz parte do calendário nacional desde a sua primeira edição. Este ano, 33,76% dos atletas inscritos foram mulheres e 66,24% homens. Nesse universo, cerca de 350 tiveram acima de 60 anos. Dentro das modalidades, o maior número de participantes correu a Meia Maratona (21k), sendo ao todo 34,6%.

“A maratona já se tornou um importante evento para atrair turistas para a capital baiana. Mais uma iniciativa da Prefeitura que deu certo nesse sentido. De modo que ela já se tornou permanente no calendário que abre a primavera em Salvador. Vamos cada vez mais investir e apostar nesse produto”, declarou ACM Neto.

COTISTAS DE ATÉ 60 ANOS TÊM ÚLTIMA SEMANA PARA SACAR PIS/PASEP
COTISTAS DE ATÉ 60 ANOS TÊM ÚLTIMA SEMANA PARA SACAR PIS/PASEP

Esta é a última semana para que todos os cotistas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) saquem o benefício fora dos critérios previstos em lei. O prazo termina na sexta-feira (28), informa a Agência Brasil.

Conforme determina a Lei 13.677/2018, a partir do dia 29 de setembro os saques voltarão a ser permitidos somente para os cotistas que atendam a um dos critérios habituais: pessoas com 60 anos ou mais, aposentados, herdeiros de cotistas, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por doenças específicas.

Cerca de R$ 17 bilhões já foram pagos aos trabalhadores que atuaram entre 1971 e 1988 na iniciativa privada (com carteira assinada) ou no serviço público, desde o início do processo de flexibilização dos saques do Fundo PIS/Pasep, em outubro de 2017, até agora. Do público potencial de 28,5 milhões de pessoas que havia em 2017, mais de 15,5 milhões de trabalhadores já receberam os recursos, ou seja, 55% do total.

As pessoas com menos de 60 anos representavam, em outubro de 2017, a maior parte dos cotistas do Fundo PIS/Pasep, somando 16,3 milhões de trabalhadores. De acordo com os últimos dados do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, até o último dia 16 cerca de 5,7 milhões de cotistas nessa faixa etária ainda não haviam se dirigido às agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para buscar o benefício.

TCU QUER AJUSTES PARA LEILÕES DE AEROPORTOS
TCU QUER AJUSTES PARA LEILÕES DE AEROPORTOS

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu ajustes nos editais dos próximos aeroportos que o governo pretende leiloar ainda neste ano. As determinações devem ser atendidas pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), para que os textos definitivos sejam publicados. O governo ainda acredita que dê tempo de licitá-los até dezembro, informou o jornal “O Estado de S. Paulo”.

O jornal teve acesso à análise técnica realizada pelo tribunal, documento que deverá embasar o voto do relator do processo na corte de contas, o ministro Bruno Dantas. De forma geral, o relatório não faz nenhum apontamento grave e, a partir de algumas mudanças, dá sinal verde para que os editais sejam publicados após algumas alterações. Como o material foi concluído na última sexta-feira, ainda não há confirmação sobre quando Bruno Dantas levará o processo para votação do plenário da corte.

O governo tem a expectativa de que isso ocorra nas próximas semanas. Os investidores pedem pelo menos 80 dias de prazo entre a publicação do edital e a realização do leilão para fecharem suas propostas. O governo falava em ao menos 100 dias, mas estaria disposto a encurtar esse prazo.

O plano é licitar, de uma só vez, 12 aeroportos regionais, terminais que recebem 19,6 milhões de passageiros por ano e respondem por 9,5% do mercado nacional de aviação. As concessões são esperadas por um grupo de investidores que já estudam as propostas, sob o risco de verem o leilão cancelado, conforme os interesses do novo governo a partir de 2019.

ENTRA EM VIGOR NOVO CONJUNTO DE TARIFAS DOS EUA CONTRA A CHINA
ENTRA EM VIGOR NOVO CONJUNTO DE TARIFAS DOS EUA CONTRA A CHINA

Entram em vigor nesta segunda-feira (24) as tarifas de 10% dos Estados Unidos sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses em uma nova rodada da guerra comercial envolvendo os dois países. A cobrança de tarifas para importação deve aumentar para 25% até o fim de 2018. O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou neste domingo (23) em entrevista à ‘Fox’ que o governo não tem intenção de frear as políticas comerciais em relação à China.

“A guerra comercial entre China e Estados Unidos durou anos. Eis aqui o que é diferente neste governo: na medida em que alguém queira chamar isto de uma guerra comercial, estamos decididos a ganhá-la”, explicou Pompeo. Em represália às tarifas, a China também anunciou há seis dias novas taxas entre 5% e 10% a partir desta segunda-fera para as exportações americanas no valor de US$ 60 bilhões de dólares, a fim de “defender os direitos legítimos e os interesses da economia chinesa”.

A nova etapa da guerra comercial ocorre depois que as negociações entre as duas maiores economias do mundo para resolver suas diferenças não avançaram. Na semana passada, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, convidou altos funcionários chineses para uma nova rodada de negociações, mas até agora nada foi marcado.

Uma ampla categoria de dispositivos conectados à internet de US$ 23 bilhões seguirá sujeita a tarifas, mas alguns produtos foram removidos da lista final. As novas tarifas deixaram de fora os relógios inteligentes da Apple e outros produtos como capacetes de bicicleta e cadeirinhas infantis para automóveis. Também foram poupados das tarifas os insumos chineses para os produtos químicos produzidos nos EUA usados na manufatura, têxteis e agricultura. A retirada desses produtos da lista, no entanto, não foi suficiente para conter a insatisfação de representantes dos setores de tecnologia e varejo. Na avaliação deles, a imposição de novas tarifas deve afetar duramente os consumidores.

MULHERES ESTÃO MAIS INDECISAS QUE HOMENS PARA VOTAR EM 2018
MULHERES ESTÃO MAIS INDECISAS QUE HOMENS PARA VOTAR EM 2018

A duas semanas do primeiro turno, o número de mulheres sem candidato a presidente é elevado: na pesquisa Datafolha da última quinta-feira, ao responder de forma espontânea à pergunta “em quem você vai votar?”, 51% delas afirmaram ainda não saber (38%) ou pretender votar nulo ou branco (13%), o que corresponde a 39,4 milhões de eleitoras. Na ponta do lápis, para cada homem sem candidato, há duas mulheres na mesma situação. A pedido do Globo, o Datafolha mapeou seu perfil socioeconômico. O resultado revela que 45,3% moram no Sudeste e 54% ganham até dois salários mínimos por mês.

Este grupo, que totaliza 27% de todo o eleitorado, pode definir quais candidatos irão para o segundo turno, o que vai exigir dos postulantes à Presidência esforço redobrado para conquistar sua confiança na reta final. Na avaliação de cientistas políticos, os dados detalhados da pesquisa refletem a frustração com os políticos e o pragmatismo do eleitorado feminino de baixa renda, que ainda não conseguiu identificar entre os candidatos uma resposta a seus anseios.

TOFFOLI ASSUME PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM VIAGEM DE TEMER A NOVA YORK
TOFFOLI ASSUME PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM VIAGEM DE TEMER A NOVA YORK

O recém-empossado presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, cumpre agenda no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (24) pela 1ª vez. Ele assumiu interinamente a Presidência da República no domingo (23) com a viagem de Michel Temer para da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.

O presidente do Supremo é o quarto da linha sucessória. Como o país está sem vice-presidente, o segundo sucessor seria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O terceiro seria o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Os dois, no entanto, também saem do país quando Temer viaja porque podem ficar inelegíveis caso assumam a Presidência. Ambos são candidatos à reeleição.

Como tradicionalmente acontece, o chefe do Executivo brasileiro fará o discurso de abertura da assembleia. O Itamaraty não antecipou os temas que Temer deve abordar durante o pronunciamento. No entanto, de acordo com o subsecretário-geral de assuntos políticos multilaterais, Europa e América do Norte, Nelson Tabajara, o multilateralismo é um dos aspectos que devem ser citados ao longo do discurso.

A defesa de uma reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas é outro tema que deve estar na pauta. Antes do discurso, Temer terá uma breve conversa com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

ELEIÇÕES VÃO PODER SER ACOMPANHADAS EM TEMPO REAL
ELEIÇÕES VÃO PODER SER ACOMPANHADAS EM TEMPO REAL

Lançado em 2014, o aplicativo da Justiça Eleitoral já tem sua versão para 2018 deve ter recorde de acessos nas próximas eleições. Rebatizado para “Resultados 2018″, o app vai permitir que os eleitores possam acompanhar a contagem dos votos em tempo real e pesquisar o desempenho de cada candidato. Também será possível visualizar o quantitativo de votos para cada candidato com a indicação dos eleitos ou, no caso da disputa para governador e presidente da República, dos que irão para o segundo turno. Também é possível selecionar os candidatos favoritos e visualizá-los com destaque.

CENTRÃO JÁ DISCUTE SEGUNDO TURNO SEM ALCKMIN
CENTRÃO JÁ DISCUTE SEGUNDO TURNO SEM ALCKMIN

Apoiadores da campanha de Geraldo Aclkmin (PSDB) à Presidência da República, o centrão já discute o segundo turno sem o tucano. O grupo é composto por DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade. Em público, no entanto, seus dirigentes afirmam acreditar em uma “virada” no jogo, nos últimos dias de campanha, e negam essas conversas. Segundo o Estadão, aesquisas de intenção de voto divulgadas na semana passada apontam o candidato do PSL Jair Bolsonaro na liderança, seguido do petista Fernando Haddad. No bloco intermediário, Alckmin fica atrás de Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede).

Se Bolsonaro for para o segundo turno, a tendência é que pelo menos o DEM e o PTB apoiem o capitão reformado do Exército. Há uma possibilidade de divisão no DEM, caso Ciro siga para a próxima etapa, ultrapassando o petista. Já o PR, chefiado por Valdemar Costa Neto, está dividido entre avalizar Bolsonaro ou Haddad, caso seja essa a configuração para a segunda etapa da disputa. Valdemar tem ótimo trânsito no PT. O presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), por sua vez, avisou a Alckmin que, no Piauí, faria campanha para o PT, caso contrário sua reeleição correria risco. A vice do tucano é a senadora Ana Amélia, do PP. No Solidariedade, a esperança é de que, sem Alckmin, Ciro vá para o segundo turno. Desde as negociações para o Centrão apoiar o tucano, a sigla era favorável a Ciro.

PT RECORRER E QUER QUE LULA GRAVE VÍDEOS DE CAMPANHA
PT RECORRER E QUER QUE LULA GRAVE VÍDEOS DE CAMPANHA

A direção do PT apresentou mais um recurso ao TRF-4 em que pede que o ex-presidente Lula grave vídeos de campanha. Segundo a Folha, as produções seriam usadas por Fernando Haddad (PT), candidato à Presidência da República. A ideia é que o petista possa fazer os filmes na quinta (27), durante o horário de visitas à carceragem da PF.

STF AVISA QUE AS ELEIÇÕES TERÃO RESULTADO RESPEITADO
STF AVISA QUE AS ELEIÇÕES TERÃO RESULTADO RESPEITADO

Ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli que “qualquer que seja o resultado”, a  eleição será respeitada. “O batismo da urna legitima os poderes. Aquele que for eleito em uma democracia tem que ser respeitado por todas as forças políticas e por todos os opositores. É evidente que haverá uma situação e uma oposição. Todas as forças políticas, uma vez terminada a eleição, devem respeitar o jogo democrático, apoiando ou fazendo oposição [ao governo eleito]”, afirmou. O ministro falou ainda sobre um possível “indulto” ao ex-presidente Lula, condenado na Operação Lava Jato. “​A hipótese ainda não está colocada. Ninguém ainda decretou, seja algum tipo de anistia, seja o indulto a ele”.

NETO DEFENDE CANDIDATURA DE ALCKMIN E DIZ QUE CARTA DE FHC É POUCO PARA CONCILIAÇÃO
NETO DEFENDE CANDIDATURA DE ALCKMIN E DIZ QUE CARTA DE FHC É POUCO PARA CONCILIAÇÃO

Presidente nacional do Democratas e prefeito de Salvador, ACM Neto disse não se arrepender de ter apoiado Geraldo Alckmin (PSDB), que não consegue decolar nas pesquisas de intenção de votos. Antes da aliança, o democrata soteropoliano cogitou ficar ao lado de Ciro Gomes (PDT). “Não me arrependo de jeito nenhum. Nós sabíamos que não era o caminho mais fácil, mas era o melhor caminho para o país. E continuamos acreditando nisso. Quando digo que a gente tem que fugir desse conteúdo emocional é porque a eleição não pode ser decidida entre uma prisão e uma facada. Não há espaço para aventura nem para testes”, afirmou, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.

Sobre a carta de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que pede uma união contra os extremistas, o prefeito avaliou que “não adianta apenas esse apelo”. “É preciso que isso venha acompanhado de um movimento de líderes da sociedade, que possam ajudar a construir um ambiente favorável a essa conciliação do centro”, salientou. Segundo a publicação, Neto chegou a dizer, a portas fechadas, que viajaria para o exterior, para não votar, se o segundo turno ficasse entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Perguntado sobre a promessa, o prefeito se esquivou. “Eu não quero avaliar o que será do Brasil nessa hipótese”, pontuou.

Neto negou que ocorra uma debandada do centrão. “O deputado Onyx Lorenzoni, por exemplo, já estava com Bolsonaro antes de o DEM apoiar Geraldo. Caiado [senador Ronaldo Caiado, candidato do DEM ao governo de Goiás] não está fazendo campanha para presidente. No dia em que fechamos a aliança, Ciro Nogueira [senador e presidente do PP] deixou claro que não teria como fazer a campanha no Piauí. Nós vamos com Geraldo até o fim. Acreditamos na virada”, ressaltou.

MEIRELLES FARÁ CAMPANHA EM SALVADOR NESTA SEGUNDA
MEIRELLES FARÁ CAMPANHA EM SALVADOR NESTA SEGUNDA

O candidato do MDB à Presidência, Henrique Meirelles, fará campanha hoje em Salvador. O emedebista vai participar de um evento no Fiesta Hotel, na Avenida ACM, a partir de 7h da noite. Segundo pesquisa Datafolha, Meirelles tem 3% das intenções de votos. O ex-ministro da Fazenda tem dito que sua meta é ultrapassar o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB). “Sou a alternativa real aos extremistas. Vou fazer em três semanas o que Alckmin não fez em três meses”, cutucou recentemente.

ADSUMUS: STJ CONCEDE LIBERDADE A RICARDO MACHADO
ADSUMUS: STJ CONCEDE LIBERDADE A RICARDO MACHADO

O ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), pode ser solto a qualquer momento por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).Segundo a coluna Satélite, do jornal Correio, os ministros da Corte entenderam que as condutas foram praticadas mais de um ano antes, “sem notícias de novas condutas delituosas ou intercorrências no processo”.  Investigado pela operação Adsumus, acusado de corrupção e desvios de recursos públicos entre 2012 e 2016, durante sua gestão na prefeitura, o petista teve inúmeros pedidos habeas corpus negados nos últimos meses, após se entregar em maio.

EM JUAZEIRO, HADDAD PROMETE RECUPERAÇÃO DO VELHO CHICO
EM JUAZEIRO, HADDAD PROMETE RECUPERAÇÃO DO VELHO CHICO

O presidenciável Fernando Haddad (PT) prometeu “intensificar” a recuperação das nascentes do Rio São Francisco, caso seja eleito. “Quero assumir um compromisso para o futuro. Os baianos e os mineiros foram generosos ao ceder água do São Francisco para a transposição. Mas eu quero assumir um compromisso de intensificar a recuperação das nascentes do São Francisco. Não vamos deixar o rio morrer jamais. Vamos desassorear o rio. Temos que recuperar a mata, porque sem a recuperação o rio corre risco. E esse rio é o coração do país”, afirmou em discurso, durante visita a Juazeiro, onde fez campanha ao lado do candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT). Haddad afirmou ainda que, enquanto seus adversários apresentam “ataques”, a sua campanha mostra “propostas, amor e paz”. “O brasileiro quer duas coisas do governo. Emprego porque é direto de todo ser humano. É um crime uma pessoa querer trabalhar e não conseguir. E a outra coisa é a educação”, pontuou.

FHC DIZ QUE CARTA NÃO ERA A CANDIDATOS
FHC DIZ QUE CARTA NÃO ERA A CANDIDATOS

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse no twitter que a carta divulgada na última quinta-feira (20), na qual pedia a união contra candidatos radicais, foi direcionada “aos eleitores e eleitoras, não aos candidatos ou aos partidos”. O texto não foi bem recebido pelos postulantes ao Planalto. Na postagem, o tucano disse ainda que defende há meses a criação do que chama de centro popular e progressista. Ao comentar a carta, o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou que, no momento, não vai procurar os outros candidatos. Ele disse ainda que a ideia á causar uma “reflexão junto ao eleitorado”. FHC defende, na carta, a união dos presidenciáveis considerados de centro para evitar uma vitória de Jair Bolsonaro (PSL) ou de Fernando Haddad (PT) na eleição presidencial. Os dois lideram as pesquisas de intenção de voto.

MULHERES RESPONDEM POR 32% DAS CANDIDATURAS APRESENTADAS
MULHERES RESPONDEM POR 32% DAS CANDIDATURAS APRESENTADAS

As mulheres, que são 52,5% do eleitorado do país, representam 32% inscrições para concorrer a um cargo eletivo nas eleições gerais de 2018, segundo os dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da noite de sexta-feira (21). Já entre os pedidos considerados inaptos pela Justiça Eleitoral – ou seja, candidaturas que não vão estar nas urnas em outubro –, a proporção delas é maior: 40%.

Com isso, a participação delas, que já era menor que a dos homens entre candidaturas apresentadas, cai ainda um pouco mais, para 31%. São consideradas candidaturas inaptas aquelas que não vão concorrer em 2018. Elas são subdivididas entre indeferidas (rejeitadas pela Justiça Eleitoral sem possibilidade de recurso), as renúncias, os pedidos que sequer foram apreciados pela Justiça, os cancelados pelos partidos, e os mortos.

O principal motivo para inaptidão é o indeferimento. E, nessa categoria, a proporção de mulheres chega a 43%, ante os 32% da participação entre as apresentadas. Os números representam as candidaturas para todos os cargos. No Brasil, atualmente só é obrigatório que os partidos e coligações cumpram uma cota mínima de candidatas mulheres para cargos proporcionais – neste ano, são os de deputado estadual, federal ou distrital.

Em agosto, um levantamento do G1 mostrou que os tribunais regionais eleitorais (TREs) já haviam notificado pelo menos 37 chapas em dez estados por descumprimento da lei. Segundo Marilda Silveira, especialista em direito eleitoral e professora da Faculdade de Direito do IDP-São Paulo, nos últimos 20 anos a lei de cotas avançou para garantir às mulheres uma parte mínima do dinheiro do fundo partidário para campanhas, mas ainda precisa melhorar em alguns pontos, como ter uma definição clara sobre que punição deverá ser aplicada aos partidos e coligações que descumpram a regra.

Além disso, como os tribunais são obrigados a notificar o descumprimento depois do prazo de apresentação de candidaturas, e antes do primeiro turno, em geral as coligações e partidos não sofrem punições porque regularizam a situação no decorrer do período eleitoral, seja apresentando novas candidatas mulheres ou reduzindo o número de candidatos homens.

MORRE JORNALISTA BAIANO LUÍS AUGUSTO GOMES
MORRE JORNALISTA BAIANO LUÍS AUGUSTO GOMES

Aos 65 anos, morreu na madrugada de hoje (23) o jornalista Luís Augusto de Almeida Gomes, vítima de câncer. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, Luís Augusto trabalhou nos jornais Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia e A Tarde. Na área pública, foi redator da Secretaria de Comunicação Social na gestão Roberto Santos e chefe da Redação da Secretaria Extraordinária de Informação e Divulgação da prefeitura de Salvador na gestão de Mário Kertész. Foi coordenador de Jornalismo da Secretaria de Comunicação do Estado no governo Waldir Pires. Também foi redator da Secretaria de Comunicação na gestão de Lídice da Mata. O sepultamento vai ser hoje, às 4h45 da tarde, no cemitério Bosque da Paz.

APOSTADOR GANHA SOZINHO PRÊMIO DE R$ 21,7 MILHÕES DA MEGA-SENA
APOSTADOR GANHA SOZINHO PRÊMIO DE R$ 21,7 MILHÕES DA MEGA-SENA

Um apostador de Itaguara, em Minas Gerais, ganhou sozinho o prêmio de R$ 21.763.750,54 sorteado pela Mega-Sena ontem (22).Outras 128 apostas acertaram a quina e levaram cada uma R$ 15.918,03, e 4.287 apostas acertaram a quadra, com um prêmio de R$ 678,96. Os números sorteados foram: 13 – 18 – 35 – 40 – 41 – 42.

TOFFOLI ASSUME PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA HOJE
TOFFOLI ASSUME PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA HOJE

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, assume hoje (23) a Presidência da República. Toffoli vai ficar no posto até terça-feira (25), enquanto o presidente Michel Temer (MDB) estiver em Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU. Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB), também vão deixar o País no período.

AGENDADO DOMINGO: RUI COSTA E JOSÉ RONALDO VISITAM INTERIOR
AGENDADO DOMINGO: RUI COSTA E JOSÉ RONALDO VISITAM INTERIOR

O candidato à reeleição Rui Costa (PT) fará campanha hoje (23) ao lado do presidenciável Fernando Haddad (PT). Os petistas participam de um caminhada a partir das 9h da manhã em Juazeiro. Às 6h da tarde, Rui estará em um comício em Bom Jesus da Lapa. Já o candidato do DEM, José Ronaldo, pela manhã, grava programa eleitoral. Às 4h da tarde, visita o município de Sento Sé. O postulante do MDB, João Santana, vai visitar os bairros da Liberdade, Engenho Velho de Brotas e Stiep, pela manhã. A campanha de João Henrique (PRTB) informou que o candidato terá agenda pessoal pela manhã e à tarde vai gravar vídeos para as redes sociais. No final do dia, visita um igreja evangélica.  Os postulantes Célia Sacramento (Rede) e Marcos Mendes não divulgaram a agenda.

MILICIANO AFIRMA QUE ESCRITÓRIO DO CRIME MATOU MARIELLE
MILICIANO AFIRMA QUE ESCRITÓRIO DO CRIME MATOU MARIELLE

Em depoimento, o miliciano Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando de Curicica, afirmou que a vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes foram mortos pelo Escritório do Crime do Rio de Janeiro, um grupo de matadores de aluguel formado por policiais militares da ativa e ex-policiais. A Delegacia de Homicídios da Capital aponta Orlando como um dos principais suspeitos do assassinato da vereadora. Apesar de afirmar saber quem matou Marielle, o miliciano diz que desconhece as motivações do assassino. Ainda de acordo com Orlando de Curicica, a morte de Marielle e Anderson teria custado R$ 200 mil. A Delegacia de Homicídios da Capital começou a levar em conta a linha de investigação que envolve o Escritório do Crime há um mês. Dois suspeitos de fazer parte do grupo já foram ouvidos.

TENSÃO COMERCIAL AUMENTA APÓS CHINA CANCELAR VISITA AOS EUA
TENSÃO COMERCIAL AUMENTA APÓS CHINA CANCELAR VISITA AOS EUA

Em meio as tensões comerciais, a China cancelou as negociações previstas com os EUA e não vai enviar o vice-primeiro-ministro Liu He para Washington nos próximos dias, afirmaram fontes próximas ao assunto ao jornal americano The Wall Street Journal.

Nesta semana, a China respondeu as tarifas impostas pelos EUA a US$ 200 bilhões (R$ 810 bilhões) em importações do país asiático. Na última terça-feira (18), o governo de Xi Jinping impôs sobretaxas contra US$ 60 bilhões (R$ 243 bilhões) em produtos americanos.

As tarifas, que variam entre 5% e 10%, devem ser aplicadas nesta semana, na mesma data em que as medidas de Trump entram em vigor. Ao decidir suspender as negociações, a China, que já havia afirmado que não se dobraria a táticas de pressão, cumpre com a promessa de evitar negociar sob ameaças.

ANATEL COMEÇA A ENVIAR ALERTAS SOBRE BLOQUEIO DE CELULARES PIRATAS EM 10 ESTADOS
ANATEL COMEÇA A ENVIAR ALERTAS SOBRE BLOQUEIO DE CELULARES PIRATAS EM 10 ESTADOS

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa, neste domingo (23), a enviar mensagens para usuários de celular de 10 estados, alertando sobre bloqueios de celulares piratas. São aqueles que não são certificados pela agência ou tiveram o IMEI (número que funciona como identificação única do aparelho) adulterado, clonado ou fraudado.

Os estados que começarão a receber alertas são: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Todos os estados da Região Sul. Quem estiver com o celular irregular receberá uma mensagem do número 2828, alertando sobre a Lei 9.472 e sobre um prazo específico em que o aparelho deixará de funcionar.

O bloqueio nessas localidades está prevista para o próximo dia 8 de dezembro. A Anatel consegue identificar celulares irregulares porque tem um sistema informatizado, em parceria com operadoras de telefonia e fabricantes, que identifica os celulares irregulares em uso na rede. Anatel começa processo de bloqueio de celulares irregulares no domingo (23)

Goiás e o Distrito Federal foram os primeiros a fazer parte do programa de bloqueio. Nesses dois estados, 41.827 acessos de telefonia e internet móvel foram fechados em maio último — 0,3% do total nessas localidades. Veja como será a próxima e última fase da operação: Estados: São Paulo, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e todos da Região Nordeste; Início das notificações: 7 de janeiro de 2019. Início dos bloqueios dos aparelhos: 24 de março de 2019.