RUI PEDE UNIÃO DA BASE GOVERNISTA NAS ELEIÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA DA AL/BA
BAHIA TERÁ VÔOS EXTRAS NA ALTA TEMPORADA
PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS “NÃO ESTÁ EM QUESTÃO”, DIZ FUTURO PRESIDENTE DA COMPANHIA

5G VEM AÍ COM NOVOS NEGÓCIOS

FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS NOVOS E USADOS CRESCE 10% EM OUTUBRO
FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS NOVOS E USADOS CRESCE 10% EM OUTUBRO

As vendas financiadas de veículos automotores, tanto nos mercados de novos como no de usados, totalizaram 495.458 unidades em outubro de 2018. Levando em conta o total de financiamentos para o mês, incluindo motos e pesados, novos e usados, a alta foi de 10% na comparação com outubro do ano passado.

O indicador é resultado de um levantamento da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

Do total de veículos vendidos no mês passado, 120.485 veículos são autos leves zero quilômetro. Este número revela um crescimento de 13,9% na comparação com outubro de 2017.

Considerando os 22 dias úteis de outubro de 2018, foram financiados 8.654 veículos novos por dia. Essa é a maior média diária registrada desde dezembro de 2015, quando o volume diário foi de 9.019 veículos novos financiados.

RUI PEDE UNIÃO DA BASE GOVERNISTA NAS ELEIÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA DA AL/BA
RUI PEDE UNIÃO DA BASE GOVERNISTA NAS ELEIÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA DA AL/BA

De acordo com relato de deputados presentes à reunião do Conselho Político da base governista, o governador Rui Costa fez apelo à unidade da sua base de apoio e discursou sobre a necessidade de eleger um nome de consenso no âmbito dos partidos aliados. A fragmentação da base poderia fazer com que o governo perca força, algo que poderia beneficiar a oposição.

Presentes à reunião ainda relataram que o governador teria demonstrado surpresa com a velocidade na qual se deram as articulações para viabilizar candidato governista à presidência da Casa, ainda que a eleição seja apenas em fevereiro do ano que vem, no dia 2. Componentes da base, PSD, PP e, mesmo o PT, partido do governador, se posicionaram sobre o pleito, o que evidencia possíveis dificuldades a Rui para manter a base unida em seu segundo mandato.

BAHIA TERÁ VÔOS EXTRAS NA ALTA TEMPORADA
BAHIA TERÁ VÔOS EXTRAS NA ALTA TEMPORADA

A partir do dia 1º de dezembro, 537 voos extras estarão disponíveis em novos horários, saindo dos aeroportos de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, para um dos 67 destinos operados pela Gol Linhas Aéreas, sendo 53 nacionais e 14 internacionais.

PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS “NÃO ESTÁ EM QUESTÃO”, DIZ FUTURO PRESIDENTE DA COMPANHIA
PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS "NÃO ESTÁ EM QUESTÃO", DIZ FUTURO PRESIDENTE DA COMPANHIA

O economista Roberto Castello Branco disse que a privatização da Petrobras “não está em questão”. Ele foi anunciado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro como presidente da companhia no futuro governo. Ele disse, em entrevista à Folha, que pretende reforçar o foco nos investimentos para a exploração e produção de petróleo do pré-sal.

O economista defendeu ainda a manutenção da política de preços internacionais dos combustíveis e a redução da presença da estatal no setor de refino. O executivo, porém, tranqüilizou o mercado ao dizer que não pretende “nenhuma guinada espetacular” com relação à gestão atual.

“A privatização da companhia não está em questão. Não tenho mandato para pensar nisso”, disse Castello Branco. A ênfase no posicionamento decorre de declarações anteriores, dado que o economista já manifestou publicamente defesa de privatização da Petrobras. Ele não descartou, porém, a saída de áreas hoje consideradas estratégicas, como a distribuição de combustíveis.

Nesse sentido, o discurso do futuro presidente da companhia opera em linha com o do presidente eleito, visto que, em entrevista na tarde de hoje (19/11), Bolsonaro repetiu que a Petrobras pode ser privatizada “em partes”, mas disse não ser inflexível a opiniões de sua área econômica. Castello Branco foi indicado pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e deve se encontrar com o presidente eleito nesta terça (20), em Brasília.

O futuro presidente da Petrobras disse que o foco atual, de concentrar esforços na produção do pré-sal, “não só será mantido mas reforçado”. “Precisamos aproveitar essa riqueza enquanto há tempo. Em algumas décadas, o petróleo perderá a relevância que tem hoje”, argumentou. A área de exploração e produção, diz, é “o coração da empresa”.
Castello Branco não quis adiantar medidas, alegando que “ainda não passou na porta da Petrobras”, mas sinalizou que os planos de vender refinarias serão mantidos. Ele argumenta que a competição no refino é positiva para o consumidor, inclusive quando se trata de preços dos combustíveis.

“O que está sendo feito [a política de preços alinhados às cotações internacionais] é a coisa certa. Inclusive, os preços no Brasil estão dentro da média mundial”, disse. “O que está errado é uma única empresa controlar 98% da capacidade de refino do país”.

“O fato de ter um único agente no mercado permite que algumas pessoas exerçam o monopólio”, argumentou, citando os períodos de preços defasados nos governos petistas, que geraram prejuízos à estatal e ao setor de etanol. “É melhor que o preço [dos combustíveis] seja determinado por condições de mercado.”

NOVEMBRO AZUL: CÂNCER DE PRÓSTATA E DISFUNÇÃO SEXUAL
NOVEMBRO AZUL: CÂNCER DE PRÓSTATA E DISFUNÇÃO SEXUAL

Novembro é o mês com maior incentivo à conscientização sobre o câncer de próstata, segunda doença mais comum entre os homens brasileiros. O movimento teve início em 2003, na Austrália, sendo relacionado ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é celebrado no dia 17 do mesmo período.

Quando o assunto é o câncer de próstata, uma das principais preocupações dos pacientes é a impotência sexual. Estudos médicos mostram que existem enormes variações nos casos, desse efeito colateral, de 7% a 90% dos quadros são tratados com radioterapia ou cirurgia.

A grande variação de resultados se deve a diversos fatores dos quais dificultam a comparação entre pacientes. “Em situações pouco comuns, a disfunção sexual pode ser o primeiro sintoma do câncer de próstata. Isso ocorre apenas quando a doença rompe os limites da próstata e infiltra os nervos que passam ao redor do órgão, que conduzem o estímulo da ereção ao pênis”, explica o urologista especializado em rins, próstata e prótese e fundador da clínica Lifemen®, Dr. Emilio Sebe Filho.

Um dos tratamentos mais convencionais indicados ao combate do câncer de próstata é a prostatectomia radical, cirurgia que consiste na retirada total da próstata, onde o paciente está sujeito a sofrer disfunção erétil – pois os nervos que permitem as ereções podem ter sido removidos ou terem sido lesionados –, além de alterações na ejaculação e nos orgasmos.

Outros fatores associados também aumentam o risco de impotência, como a condição erétil antes da retirada da próstata, o estágio do tumor, a técnica cirúrgica utilizada, idade do paciente, hipertensão e colesterol alto, por exemplo.

“Em muitos tratamentos a condição da impotência sexual é transitória, já o tempo de retorno da função erétil varia e não costuma ser rápida, como a volta da continência urinária. Boa parte dos homens demoram até 18 meses após a cirurgia da próstata para ter ereção novamente”, explica Dr. Emilio Sebe Filho.

Tratando-se de bem-estar masculino, a prevenção torna-se o melhor remédio para um diagnóstico precoce. Quanto mais cedo homens acima de 45 anos procurarem e tiverem acompanhamento clínico, mais satisfatórios serão os tratamentos e a cura do câncer.

Referência em saúde sexual masculina, Dr. Emilio Sebe Filho, alerta: “Com a alta incidência desse tipo de doença atualmente, a consulta regular ao especialista transforma-se em uma das principais condições para se ter uma vida normal. Em geral, 90% dos casos descobertos precocemente são curados”.

SENADOR COLHE APOIOS CONTRA PROJETO QUE MUDA “FICHA LIMPA”
SENADOR COLHE APOIOS CONTRA PROJETO QUE MUDA "FICHA LIMPA"

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) contra-ataca a iniciativa que pretende reduzir o prazo de inelegibilidade para os políticos condenados antes da entreda em vigor da Lei da Ficha Limpa. O parlamentar empreende diálogos a fim de reunir assinaturas para o PLS 396/2017 não tramite em regime de urgência.

De acordo com o PL, quem tem processo transitado em julgado antes da sanção da Ficha Limpa ficaria inelegível pelo tempo prevista nas leis anteriores.

Para evitar que o dispositivo tramite em regime de urgência, Randolfe precisa de 41 assinaturas. Até o momento, conseguiu apenas três, conforme informou a assessoria do parlamentar ao Estadão.

BOLSONARO “DESCONVIDA” TRÊS MANDATÁRIOS PARA A SUA POSSE
BOLSONARO "DESCONVIDA" TRÊS MANDATÁRIOS PARA A SUA POSSE

Venezuela, Coreia do Norte e Cuba não terão representantes na posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com informações da coluna Expresso Época, da Revista Época, os respectivos mandatários desses países, Nicolás Maduro, Kim Jong-un e Miguel Díaz-Canel, respectivamente, não deverão ser convidados ao evento.

SENADOR PRETENDE ALTERAR A LEI DA FICHA LIMPA
SENADOR PRETENDE ALTERAR A LEI DA FICHA LIMPA

Tramita no Senado Federal proposta segundo a qual políticos condenados antes da entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa, que cumpriram três anos de inelegibilidade, estariam aptos a concorrer novamente em eleições. A proposta é de autoria do senador Dalirio Beber (PSDB-SC). No presente momento, o período de inelegibilidade é de oito anos. Críticos da medida consideram que, caso aprovada, esta poderia “desidratar” a Lei da Ficha Limpa. A proposta deve ser analisada em regime de urgência.

“PAÍS MERGULHADO NA INTOLERÂNCIA”, DIZ SUÍCA SOBRE RACISMO
“PAÍS MERGULHADO NA INTOLERÂNCIA”, DIZ SUÍCA SOBRE RACISMO

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) cobra dos executivos Estadual e Municipal a realização de políticas públicas para ampliar o combate ao racismo, à intolerância religiosa e à misoginia. “É preciso solucionar entraves que mantêm a população negra e sua cultura aprisionadas, além de definir estratégias de combate à violência contra a mulher”, afirma.

Suíca declara que é necessário voltar a lutar por igualdade e retomar ações de base, “criando métodos para que a população negra não seja ainda mais atacada pela ignorância e por falta de conhecimento de grupos conservadores. Assim também devem ser as ações para melhorar e garantir a atuação de mulheres nas instâncias de poder”.

Para que sejam realizadas políticas de inclusão, as leis sejam cumpridas e os agressores punidos, o vereador sugere a adoção de outras medidas, como a possibilidade de acesso ao mercado de trabalho, disseminação de informação sobre a cultura negra e ações culturais de reforço da arte entre a juventude.

“Dessa forma, vamos iniciar um processo que pode evitar o genocídio dos jovens negros, assim como implementar um novo método de atuação das polícias. Tudo para evitar o crescimento da violência. Com o país mergulhado na intolerância, qualquer iniciativa é significativa”, afirma Suíca.

EDITAL PARA PREENCHER VAGAS DEIXADAS POR MÉDICOS CUBANOS SERÁ LANÇADO AMANHÃ
EDITAL PARA PREENCHER VAGAS DEIXADAS POR MÉDICOS CUBANOS SERÁ LANÇADO AMANHÃ

O edital para preencher as 8.517 vagas que ficarão abertas com a saída dos profissionais do programa Mais Médicos será lançado amanhã (19), segundo o ministro da Saúde, Gilberto Ochi. As vagas serão destinadas a médicos que têm CRM ou para profissionais brasileiros formados no exterior e com diploma revalidado no Brasil.

As vagas vão ser distribuídas em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. As inscrições podem ser feitas a partir das 8h da próxima quarta-feira (21) e seguem até domingo (25). De acordo com o Ministério da Saúde, os selecionados devem começar a trabalhar no dia 3 de dezembro, segundo divulgou o Ministério da Saúde.

Atualmente, o Mais Médicos possui 18.240 vagas, das quais, cerca de 2.000 estão em aberto. Dentre as 16 mil vagas preenchidas, 8.332 postos eram ocupados pelos cubanos. Outras 4.525 vagas são ocupadas por brasileiros formados no Brasil, mais 2.824 por brasileiros formados no exterior e 451 por médicos de outras nacionalidades.

TEMER: NENHUM MUNICÍPIO FICARÁ ‘DESPROVIDO’ APÓS SAÍDA DE CUBA DO MAIS MÉDICOS
TEMER: NENHUM MUNICÍPIO FICARÁ 'DESPROVIDO' APÓS SAÍDA DE CUBA DO MAIS MÉDICOS

O presidente Michel Temer prometeu nesta segunda-feira, 19, que nenhum município ficará “desprovido” após a saída de Cuba do programa Mais Médicos e que não haverá ausência de profissionais em cidades brasileiras.

Durante seu discurso, Temer afirmou que a atitude do governo “vai dar emprego a mais de 8 mil médicos brasileiros e não vai deixar desprovido nenhum município brasileiro”.

“Vocês verão que não haverá, quando as vagas se verificarem, não haverá ausência porque imediatamente será preenchido por médicos com CRM brasileiro, ou médicos com CRM obtido no estrangeiro, ou ainda com médicos estrangeiros com CRM brasileiro”, disse o presidente.

DETRAN RECORRE DE LIMINAR QUE PROÍBE APREENSÃO POR ATRASO NO IPVA
DETRAN RECORRE DE LIMINAR QUE PROÍBE APREENSÃO POR ATRASO NO IPVA

A decisão liminar que proíbe a apreensão de veículos por atraso no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será contestada na Justiça. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou hoje (19/11) que acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a fim de recorrer dessa decisão.

Ainda na semana passada, após ação civil pública impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia (OAB/Ba), a apreensão dos carros com imposto atrasado foi proibida. O Detran ainda informou que, apesar de estar recorrendo da decisão, vai cumprir a liminar que impede as apreensões.

Em nota distribuída à imprensa, o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, considera:

 “A liminar, na prática, nos impede de checar se o documento do veículo está em dia. A fiscalização coíbe infrações e evita acidentes, trabalho que será prejudicado pela possibilidade de o cidadão dirigir sem o licenciamento, já que a emissão do documento depende do pagamento do IPVA. Por isso, confiamos na revisão da decisão judicial”.

BOLSONARO COGITA PRIVATIZAÇÃO DE “PARTE” DA PETROBRAS
BOLSONARO COGITA PRIVATIZAÇÃO DE "PARTE" DA PETROBRAS

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou hoje que se encontra em análise, por parte da sua equipe, a privatização de “parte” da Petrobras.

“Nós estamos conversando sobre isso aí. Eu não sou uma pessoa inflexível, mas nós temos que, com muita responsabilidade, levar avante um plano como esse aí. Eu vi lá atrás com muito bons olhos a questão da Embraer. Nós podemos conversar, tá certo? Mas entendo como uma empresa estratégica que pode ser privatizada em parte”, disse, em conversa com jornalistas no Rio de janeiro.

O tema, porém, não é novo, visto que Bolsonaro chegou a tratar do assunto durante a campanha, dizendo que optaria pela privatização da companhia, em caso de necessidade. “Acaba com esse monopólio estatal e ponto final”, destacou Bolsonaro na época.

O presidente eleito ainda falou sobre a indicação do economista Roberto Castello Branco para a presidência da Petrobras. Bolsonaro voltou a afirmar que o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, tem “carta branca” para escolher a equipe econômica.

“[Castello Branco] é uma indicação do Paulo Guedes. Eu estou dando carta branca a ele. Tudo que é envolvido com economia é ele que está escalando o time. Eu só, obviamente, e ele sabe disso, estamos cobrando produtividade. Enxugar a máquina e buscar, realmente, fazê-la funcionar para o bem-estar da nossa população”, disse.

AUXILIAR DE PRODUÇÃO RECEBE R$ 5 MIL POR SER CHAMADO DE “PREGUIÇOSO E MANGUEADO”
AUXILIAR DE PRODUÇÃO RECEBE R$ 5 MIL POR SER CHAMADO DE "PREGUIÇOSO E MANGUEADO"

Um auxiliar de produção da empresa Barry Callebaut Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda., que produz chocolates, ganhou o direito a indenização por dano moral de R$ 5 mil por ser tratado de forma humilhante por seu supervisor. O caso aconteceu em Ilhéus, cidade localizada no sul baiano. A decisão é da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) e dela cabe recurso.

A prática de assédio moral foi negada por uma testemunha da empresa, mas confirmada por outra que noticiou em prol do reclamante. De acordo com ela, o supervisor tratava mal frequentemente os funcionários, e chamava o auxiliar de produção de “preguiçoso, burro e mangueado”. Ainda segundo essa testemunha “quando alguém ia no banheiro, ele dizia: tá manguiando e olhava para o relógio”.

A 2ª Vara do Trabalho de Ilhéus indeferiu o pedido por não ter evidenciado de forma cabal o alegado assédio. Visão diferente teve a relatora, desembargadora Dalila Andrade, que explica que o assédio moral “caracteriza-se por ser uma conduta abusiva e reiterada, seja do empregador que se utiliza de sua superioridade hierárquica para constranger seus subalternos, seja dos empregados entre si, com a finalidade de excluir alguém indesejado do grupo por motivos de competição ou mesmo discriminação, violando direitos personalíssimos seus como a honra, a liberdade e a dignidade humana, consagrados na Constituição Federal”.

Para a magistrada, foi verificado por intermédio do depoimento da testemunha, que o supervisor da empresa tratava o reclamante com rigor excessivo, humilhando-o e constrangendo-o. “Ficou demonstrada uma conduta inadequada e rotineira do gerente, capaz de embasar o pleito indenizatório”, disse. Por isso, a desembargadora decide por condenar a fábrica de chocolates ao pagamento de dano moral. O voto foi seguido por unanimidade pelos desembargadores Esequias de Oliveira e Renato Simões.

JUSTIÇA DE SÃO PAULO COLOCA HADDAD NO BANCO DOS RÉUS
JUSTIÇA DE SÃO PAULO COLOCA HADDAD NO BANCO DOS RÉUS

O candidato à presidência da república, derrotado em segundo turno, o petista Fernando Haddad, é alvo de ação penal, instaurada pela Justiça de São Paulo, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão de levar Haddad ao banco dos réus foi tomada pelo juiz Leonardo Valente Barreiros, da 5.ª Vara Criminal da Capital, que acolheu parcialmente denúncia do Ministério Público do Estado. O magistrado rejeitou parte da acusação que imputava ao ex-prefeito o crime de quadrilha.

O Ministério Público de São Paulo afirma que Haddad, enquanto ocupava o cargo de prefeito da capital do estado, teria solicitado, entre abril e maio de 2013, por meio do então tesoureiro do seu partido, João Vaccari Neto, a quantia de R$ 3 milhões da empreiteira UTC Engenharia para supostamente quitar dívidas de campanha com a gráfica de Francisco Carlos de Souza, o ‘Chicão Gordo’, ex-deputado estadual do PT. A Promotoria sustenta que, entre maio e junho daquele ano, a empreiteira efetivamente repassou a soma de R$ 2,6 milhões a Haddad.

Além de Haddad e Vaccari (formalmente réus por corrupção passiva e lavagem de dinheiro), foram incluídos no âmbito do processo o empresário Ricardo Pessoa e o executivo Walmir Pinheiro Santana, os dois da UTC. A dupla é acusada de corrupção ativa, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Outra acusado no processo, o doleiro Alberto Youssef foi acionado por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, pelo suposto repassador dos valores, e ‘Chicão Gordo’, o dono da gráfica, por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A denúncia foi apresentada à Justiça pelo promotor Marcelo Mendroni, que integra o grupo do Ministério Público de combate a delitos econômicos. De acordo com Mendroni, o então tesoureiro do PT ‘representava e falava em nome de Fernando Haddad’. O promotor afirma que constou da agenda de Haddad, quando já no exercício do cargo de prefeito de São Paulo, que ele recebeu o empreiteiro da UTC pessoalmente, no dia 28 de fevereiro de 2013.

O promotor ainda acrescenta  que Ricardo Pessoa, delator da Operação Lava Jato,  mantinha uma espécie de ‘contabilidade paralela’ junto a Vaccari. Esse dispositivo serviria para a distribuição de propinas pagas em decorrência de contratos de obras da UTC Engenharia S/A com a Petrobrás, com uma ‘dívida’ a saldar, em pagamentos indevidos de propinas, da ordem de R$ 15 milhões, aponta a acusação do MP/SP.

“Ricardo Pessoa e Fernando Haddad, enquanto candidato ao cargo de Prefeito Municipal de São Paulo, haviam sido apresentados por José di Filippi Junior e se reuniram algumas vezes durante a campanha eleitoral no decorrer de 2012”, sustenta a Promotoria.

O juiz Leonardo Valente Barreiros, da 5.ª Vara Criminal da Capital, assim manifestou-se nos autos do processo:

“Ocorre que a solicitação de R$ 3 milhões teria sido atendida. Sendo assim, Ricardo Pessoa a prometeu e ofereceu diretamente para João Vaccari Neto e indiretamente para Fernando Haddad. Na sequência e de modo a viabilizar o pagamento, Ricardo Pessoa e João Vaccari Neto trocaram informações a respeito dos números de telefone dos seus prepostos. Para operacionalizar aquele pagamento indevido, João Vaccari Neto indicou e lhe passou o número de telefone celular de Francisco Carlos de Souza (‘Chicão’). Ricardo Pessoa também orientou João Vaccari Neto no sentido de que os contatos para o pagamento deveriam ser realizados através de seu diretor financeiro, Walmir Pinheiro Santana, que negociou o valor para diminuí-lo para R$ 2,6 milhões.”

Prossegue o magistrado: “A narrativa acusatória ainda aponta que a captação e distribuição de recursos ilícitos se desenvolveram através de um esquema montado pela própria UTC Engenharia S/A, principalmente por contratos de prestação de serviços fictícios e/ou superfaturados, de forma que os valores ou a diferença retornassem à UTC Engenharia S/A, mas para ‘uma conta de caixa dois’ que detinham junto a Alberto Youssef. Depois, Alberto Youssef entregaria parte do valor do dinheiro em espécie; e em relação à outra parte utilizaria PFs e PJs para receberem os valores e os remeterem a outras PFs e/ou PJs para, finalmente, os valores serem transferidos, destas, para gráficas indicadas por ‘Chicão’.”

De acordo com a promotoria, após as simulações dos contratos de prestações de serviços, os pagamentos teriam sido efetivados de duas formas. Numa primeira, o doleiro Alberto Youssef designava seu funcionário Rafael Ângulo Lopes como aquele a entregar os valores, normalmente aos sábados de manhã, na garagem do edifício do seu escritório em dinheiro em espécie diretamente a ‘Chicão’.

Ainda de acordo com o MP/SP, Youssef operaria realizando sucessivas transferências bancárias por empresas e pessoas as gráficas indicadas por ‘Chicão’, de forma a dissimular a origem dos valores.

A solicitação teria ocorrido entre abril e maio de 2013. “Os pagamentos, sintomaticamente, entre maio e junho de 2013”, ressalta o juiz. “Assim foram realizados os pagamentos daquela dívida, contraídas especialmente durante o ano de 2012 pela campanha de Fernando Haddad para o cargo de prefeito de São Paulo.”

DIRETOR DO INEMA CONTESTA RELATÓRIO DE AGÊNCIA
DIRETOR DO INEMA CONTESTA RELATÓRIO DE AGÊNCIA

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou um relatório nesta segunda (19), no qual aponta que a Bahia tem 10 barragens com estrutura comprometida e risco de ruptura. O levantamento considera os dados de 2017, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo.

No entanto, o diretor de águas do INEMA, Eduardo Topazio, negou que exista esse tipo de risco em barragens baianas. “O relatório da ANA não é verdade. Não identificamos nenhuma barragem da Bahia com risco eminente de ruptura. […] estamos bem preparados “, disse Topázio, informando ainda que os riscos são “administrativos”. “Os riscos aqui são das barragens que estão sem administração porque o proprietário não cumpre seu papel de, por exemplo, entregar a documentação. Algumas delas, inclusive, foram notificadas pelo Inema durante esse ano”, concluiu.

O estudo da ANA encontrou, no entanto, problemas de rachaduras, infiltrações, buracos, medidores da vazão da água quebrados e falta de documentação que comprove a segurança do reservatório. Ainda segundo o relatório, as barragens de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, estão comprometidas com formigas e árvores.

PREFEITURA PROMETE MACRODRENAGEM NO CANAL DO TROBOGY PARA DEZEMBRO
PREFEITURA PROMETE MACRODRENAGEM NO CANAL DO TROBOGY PARA DEZEMBRO

A Prefeitura está executando uma obra de macrodrenagem no canal do Trobogy, requalificação e dragagem dos rios Trobogy e Passa Vaca e escoamento de água da lagoa da Paralela. A intervenção foi contemplada por convênio firmado com o Ministério das Cidades e teve investimento de R$ 94,4 milhões. Realizada sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) a previsão é de que a obra seja concluída em dezembro.

Uma das principais causas de alagamento da Avenida Luiz Viana – a lagoa da Paralela, que fica na altura do Bairro da Paz sentido Rodoviária –, passou a contar com um vertedouro para escoamento do excesso de água, em dias chuvosos, para o Rio Trobogy. Além disso, o Baixo Trobogy foi totalmente requalificado após passar por dragagem, reconstrução dos leitos e correção da declividade. Com isso, reduziu-se o risco de assoreamento dessa bacia hidrográfica de Salvador.

UNIVERSIDADE DOS EUA HOMENAGEIA MARIELE E LANÇA BOLSA DE ESTUDOS COM NOME DA EX-VEREADORA
UNIVERSIDADE DOS EUA HOMENAGEIA MARIELE E LANÇA BOLSA DE ESTUDOS COM NOME DA EX-VEREADORA

A vereadora Marielle Franco, assassinada em março no Rio de Janeiro, recebeu uma homenagem do programa de estudos latino-americanos da School of Advanced International Studies (Sais), unidade da Universidade Johns Hopkins.

Trata-se de uma bolsa de estudos batizada com o seu nome para que o beneficiário possa cursar o mestrado em relações internacionais com ênfase na América Latina. O curso tem duração de dois anos.

De acordo com o jornal O Globo, o valor da bolsa, proveniente de uma doação anônima, não foi divulgado. Os interessados em concorrer à única vaga disponível têm até o dia 1º de fevereiro de 2019 para se inscrever.

ESCULTURAS EM HOMENAGEM A JORGE AMADO SÃO VANDALIZADAS
ESCULTURAS EM HOMENAGEM A JORGE AMADO SÃO VANDALIZADAS

Duas esculturas que formam um monumento em homenagem ao escritor Jorge Amado, inaugurada em 1985, situado na Praça do Imbuí, em Salvador, foi alvo de vandalismo. Além das peças terem sido danificadas, também há pichações no local. Não há informações sobre os responsáveis.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) informou que os atos de vandalismo e depredação ocorreram no domingo (18) e que situações como essa são frequentes na praça e em outros espaços públicos da cidade.

Entre o ano de 2017 e o começo deste ano, segundo a Desal, 60 praças da capital foram danificadas e, aproximadamente, R$ 45 mil por mês foi preciso para recuperar equipamentos públicos quebrados e pichados.

IBGE: SALVADOR É A CAPITAL MAIS NEGRA DO BRASIL
IBGE: SALVADOR É A CAPITAL MAIS NEGRA DO BRASIL

Em 2017, 8 em cada 10 moradores de Salvador eram negros, ou seja, se autodeclaravam de cor preta ou parda, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE. Os negros (pretos + pardos) somavam 2,425 milhões, ou 82,1% das 2,954 milhões de pessoas que viviam na cidade naquele ano. Por isso mesmo, além de capital da Bahia, Salvador tem o posto de capital negra do país. A liderança do município em relação à participação de negros no total da população se deve sobretudo à maior presença de pessoas que se declaram de cor preta. Elas eram, em 2017, quase 4 em cada 10 moradores de Salvador, 36,5% do total da população. É também a maior proporção entre as capitais brasileiras, e o equivalente a 1,078 milhão de pessoas.

Tanto a participação de negros (82,1%) quanto a de pessoas que se declaram de cor preta (36,5%) em Salvador eram bem superiores à média do Brasil, onde 55,4% da população é formada por pretos ou pardos, e os que se declaram pretos são menos de 1 em cada 10 pessoas (8,6%). As pessoas de cor preta e a soma de pretos e pardos também eram mais representativas na capital do que na Bahia como um todo. No estado, pretos e pardos somavam 80,2% da população em 2017 (apenas a 4ª maior participação do país), enquanto os que se declaravam pretos eram 20,9%, ou 1 em cada 5 moradores do estado – neste caso, o maior percentual dentre as unidades da Federação.

Mas, quando se trata de estatísticas por cor ou raça, Salvador também está no topo de um outro pódio: o da desigualdade salarial. Na média dos três trimestres de 2018, o rendimento dos trabalhadores que se declaravam de cor preta ficou em R$ 1.640 na capital baiana, o equivalente a 1/3 (ou -67,0%) do que ganhavam os trabalhadores que se declaravam brancos (R$ 4.969), segundo a PNAD Contínua Trimestral. Era a maior diferença salarial entre brancos e pretos dentre as capitais brasileiras, também significativamente superior às diferenças no Brasil e na Bahia como um todo. No país, nos três primeiros trimestres de 2018, os trabalhadores de cor preta tiveram rendimento médio de R$ 1.608, pouco mais da metade (55,6%) do que ganharam os de cor branca (R$ 2.891).

DESIGUALDADE SALARIAL NA BAHIA ENTRE NEGROS E BRANCOS CHEGA A SER DE MAIS DE 50%
DESIGUALDADE SALARIAL NA BAHIA ENTRE NEGROS E BRANCOS CHEGA A SER DE MAIS DE 50%

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na média dos três primeiros trimestres de 2018, no estado, um trabalhador de cor preta ganhou R$ 1.319, também pouco mais da metade (54,3%) que um trabalhador que se declarava branco (R$ 2.432). Historicamente, os trabalhadores que se declaram de cor preta ganham menos que os de cor branca e do que os de cor parda, ainda que, nesta última comparação, as diferenças sejam significativamente menores. No município de Salvador, a desigualdade salarial entre pretos e brancos caiu progressivamente entre 2013 e 2015, quando atingiu seu menor patamar, com os trabalhadores de cor preta ganhando perto da metade dos de cor branca (R$ 1.847 frente a R$ 3.844). Desde 2016, porém, essa diferença se acentuou e chegou, em 2018, ao recorde da série histórica (desde 2012). Nos três primeiros trimestres de 2018, os trabalhadores brancos, em Salvador, recuperaram, em média, as perdas salariais após os momentos mais agudos da crise do mercado de trabalho, chegando ao seu maior rendimento médio desde 2012. Já os trabalhadores que se declaram de cor preta ainda vêm, neste ano, seu rendimento médio recuar, como mostra o quadro abaixo.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA NA REDE ESTADUAL COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA
RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA NA REDE ESTADUAL COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA

O período de renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino do estudante que frequentaram regularmente o ano letivo 2018 começa na  próxima segunda-feira (26) e vai até o dia 17 de dezembro. Os alunos podem ir presencialmente nas escolas  ou optar pelo sistema online da Secretaria da Educação do Estado, que estará disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Para renovar a matrícula, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018. Quando a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo de 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro de 2019. Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede estadual de ensino, que também poderá ser feita presencialmente em qualquer escola da rede estadual.

A pré-matrícula do estudante com necessidade educacional especial, ou seja, aquele aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado, será realizada apenas via internet, nos dias 29 e 30 de novembro. Para a inscrição na pré-matrícula, todos os campos de cadastro devem ser preenchidos. O estudante inscrito na pré-matrícula terá sua matrícula efetivada, somente, após a entrega da documentação na unidade escolar indicada no cadastro, no dia 31 de janeiro de 2019.

Já o calendário de matrícula para o ano letivo de 2019 será de 22 a 29 de janeiro de 2019. Uma novidade é que a apresentação do cartão de vacina dos estudantes até 18 anos de idade se tornará obrigatório no ato da matrícula, mesmo não se tornando impedimento para que o ato aconteça. O calendário escolar do ano letivo de 2019 começará no dia 11 de fevereiro e termina no dia 16 de dezembro. Em ambos os casos, o ano letivo terá carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado a avaliação final.

BRASILEIRO, PRESIDENTE DA NISSAN É PRESO NO JAPÃO
BRASILEIRO, PRESIDENTE DA NISSAN É PRESO NO JAPÃO

A Promotoria de Justiça de Tóquio, no Japão, prendeu o ex-CEO da Nissan Motor Carlos Ghosn por suspeita de irregularidades na declaração de lucros. Nas declarações, ele afirmou ter recebido menos do que realmente ocorreu. O executivo reduziu os ganhos em 33%. Natural de Guajara-Mirim, Rondônia, Carlos Ghosn, de 64 anos, ocupava a direção-geral do Grupo Renault-Mitsubish. Segundo a Promotoria de Justiça de Tóquio, a remuneração de Ghosn totalizou quase 1,1 bilhão de ienes, ou cerca de US$ 9,7 milhões de dólares, no ano fiscal de 2016. Porém, para o ano fiscal de 2017, o executivo relatou um total de 730 milhões de ienes – queda de 33%. Ghosn foi diretor da montadora em 1999, anos depois tornou-se presidente da Nissan. Ele foi incumbido de supervisionar a empresa. No ano passado, Ghosn se aposentou como presidente e CEO da Nissan. O grupo vendeu mais de 10,6 milhões de unidades no ano passado, superando a Toyota como o segundo maior vendedor de automóveis do mundo.

BOLSONARO: ‘SOBERANIA E LEIS DO BRASIL DEVEM SER RESPEITADAS’
BOLSONARO: ‘SOBERANIA E LEIS DO BRASIL DEVEM SER RESPEITADAS’

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) voltou a defender nesta segunda-feira (19) a manutenção dos valores e princípios brasileiros, em meio a reações como a do governo cubano que decidiu suspender a parceira com o Programa Mais Médicos. Bolsonaro disse que o país vai manter as boas relações [diplomáticas], mas exigirá respeito à sua soberania. “Para voltarmos a crescer como nação precisamos fazer valer nossa soberania e nossas leis. Devemos respeitar o mundo todo, mas também ser respeitados. Seremos um Brasil amigo, mas que tem seus valores e princípios básicos”, afirmou em sua página no Twitter. Nas últimas declarações de Bolsonaro sobre a parceria com Cuba, o presidente eleito tem ressaltado as condições de trabalho desenvolvido pelos profissionais cubanos, mas disse que só apresentará uma solução para a ausência dos médicos cubanos quando assumir o governo em 1º de janeiro. Na mesma mensagem, Bolsonaro acrescentou que “o Brasil, paraíso de criminosos e fonte de renda de ditaduras desumanas, deverá dar lugar ao Brasil cujo brasileiro e as pessoas de bem serão nossa maior prioridade”.

PRESIDENTE DA ABAP-BA FALA SOBRE MARKETING EM SAÚDE
PRESIDENTE DA ABAP-BA FALA SOBRE MARKETING EM SAÚDE

No dia 20 de novembro, às 19h30, a Associação Bahiana de Medicina (ABM) recebe o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Bahia (Abap-BA), Americo Neto, para falar sobre a importância do marketing no segmento de saúde. Na ocasião, Americo vai abordar como as clínicas, laboratórios, hospitais, médicos e demais organizações do setor podem utilizar as ferramentas do marketing para divulgar suas ações e serviços sem ferir os princípios éticos e as regulamentações específicas da área médica. O evento faz parte das comemorações dos 10 anos da Revista da ABM.

FÓRUM REÚNE LÍDERES MUNDIAIS EM SALVADOR
FÓRUM REÚNE LÍDERES MUNDIAIS EM SALVADOR

O empoderamento juvenil será o destaque do 6th Brazil Africa Forum, que acontece em Salvador nos dias 22 e 23 de novembro. O evento vai reunir diversas lideranças mundiais e a programação inclui a palestra ‘O jovem como agente de transformação na busca do desenvolvimento territorial sustentável’, que falará sobre a promoção de um ensino de qualidade no Baixo Sul da Bahia, área de grandes vulnerabilidades e desafios, voltada à valorização do potencial da agricultura familiar e do jovem como protagonista e empreendedor.

“É essencial o jovem ter acesso à educação onde ele reside, para que aumentem as suas chances de realização para vida e pelo trabalho. Ao aproveitar a vocação agrícola da sua região, o jovem pode ressignificar a agricultura advinda da tradição familiar e aprender a trabalhar de forma inovadora, cultivando o espirito empreendedor para ser tornar líder em sua comunidade e agente para o desenvolvimento sustentável”, relata Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade na Fundação Odebrecht (FO).

A profissional será a responsável por apresentar as ações apoiadas pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul baiano a partir do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), no dia 22 de novembro, a partir das 14h. Além de trazer o trabalho de Avaliação de Impacto do Programa, realizado este ano e que mostra resultados significativos para os jovens e famílias beneficiadas, Cristiane pretende destacar a formação oferecida pelas Casas Familiares existentes em Presidente Tancredo Neves, Nilo Peçanha e Igrapiúna, que têm como objetivo principal justamente o tema do 6th Brazil Africa Forum, ‘Empoderamento juvenil: transformação para alcançar o desenvolvimento sustentável’.

O programa coordenado pela Fundação na região, composta por 11 municípios onde vivem 285 mil pessoas, tem como objetivo transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas. “O nosso propósito de promover o desenvolvimento territorial sustentável toma forma com o PDCIS. Reaplicar essa tecnologia social para outras localidades é uma de nossas premissas e poder disseminar histórias de vidas transformadas a especialistas do mundo inteiro durante o Fórum é de grande relevância”, ressalta Nascimento.

ESCOLAS ESTADUAIS CELEBRAM O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA AMANHÃ
ESCOLAS ESTADUAIS CELEBRAM O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA AMANHÃ

As escolas estaduais estão realizando uma série de atividades alusivas ao Novembro Negro, mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra (20). Apresentações de teatro, música, dança, desfiles da beleza negra, palestras com educadores e especialistas fazem parte das ações que visam chamar a atenção para o combate ao racismo e ao preconceito, além de fortalecer a Educação para as Relações Étnico-raciais. Nesta terça-feira, algumas escolas da capital estão com uma programação diversificada. Confira abaixo e mais informações no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

 

Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia

20/11 – Estudantes do curso Técnico de Administração apresentará propostas de empreendedorismo negro na moda, na culinária, decoração e turismo

Local: Cajazeiras IV

Horário: 8h às 17h

Contato: Firmina Viterbo de Azevedo – gestora – 3462-0244 – 98798-4484

 

Colégio Estadual Bolívar Santana

20 a 23/11 – Manhã e tarde – Projeto Gincana Cultura Bahia – Berço Africanidade Brasileira

Local: Centro Administrativo da Bahia (CAB)

Horário: 8h às 12h

Contato: Paulo César Rocha – vice-diretor – 9-9250-5926 / 3231-7780

 

Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes – Cabula

Projeto – A coisa está ‘Preta’ no Francisco

20/11 – Roda de conversa sobre o racismo

Local – Cabula

Horário: 8h

Contato: Ana Cristina –  gestora – 3387-3468/991976782

 

Escola Estadual Lindembergue Cardoso

20/11– Palestras, exibição de audiovisual e fotográfica, do projeto Mídia e Racismo.

Local: Mirantes de Periperi – Salvador

Horário: 9 h

Contato – Railda Fernandes – gestora – 9-8824-2615 / 3307-4539 / 3217-4846

 

Centro Estadual Pestalozzi da Bahia – Educação Inclusiva

20/11 – Contação de Histórias e Lendas Africanas

Local: Ondina

Horário: 8h

Contato: Ricardo Baqueiro – gestor – 98795-3912.

CHINA SURPREENDE O MUNDO AO CONSTRUIR HOTEL DENTRO DE CRATERA
CHINA SURPREENDE O MUNDO AO CONSTRUIR HOTEL DENTRO DE CRATERA

Construído numa pedreira abandonada, a 88 metros de profundidade, o InterContinental Shanghai Wonderland Hotel (ou Deep Pit Hotel, como também é conhecido), no distrito de Songjiang, na China, foi inaugurado para convidados nesta sexta (16). Ele é considerado o hotel mais profundo do mundo. o Hotel, que levou 12 anos para ser construída e teve um custo de US$ 287,9 milhões, tem assinatura do escritório britânico Atkins. O megaempreendimento chinês possui 18 andares, dos quais 16 estão abaixo do solo, sendo que dois deles são completamente submersos por um lago que ocupa o restante do grande poço da pedreira. São 336 acomodações de muito luxo, com varandas curvas, onde os hóspedes podem desfrutar de vistas das cachoeiras que saem das falésias ao redor e da cachoeira de vidro transparente construída no centro do hotel.

FERIADO TEVE 39 ACIDENTES E DOIS MORTOS
FERIADO TEVE 39 ACIDENTES E DOIS MORTOS

O Balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) registrou duas mortes no feriado prolongado da Proclamação da República . A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19). A redução foi de 75%, comparado ao ano passado, quando oito pessoas vieram a óbito. No caso de acidentes, foram 39 este ano, diminuição de 20,41% em relação a 2017, que registrou 49 acidentes. Em relação aos acidentes graves, aqueles em que há, pelo menos, um ferido grave ou óbito, foram 8 neste ano, retração de 33,33% ao registrado em 20, quando foram 12.

Um dos acidentes com morte ocorreu no sábado (17), em um trecho da BR-116 em Jequié, no Médio Rio de Contas, sudoeste. Dois veículos colidiram frontalmente, após ultrapassagem indevida, vitimando um idoso de 70 anos. O outro acidente, também uma colisão frontal, ocorreu neste domingo (18) em um trecho da BR-242 em Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu. Ainda conforme a PRF, nos cinco dias de trabalhos do feriado, foram fiscalizados 6.518 veículos e 7.078 pessoas, com destaque para 433 autuações a condutores fazendo ultrapassagens proibidas e 28 motociclistas autuados pelo não uso de capacete. Os números apresentados de pessoas e veículos fiscalizados representam, respectivamente, um aumento de 90% e 104% em relação a 2017.

OTHON PALACE BAHIA DEMITIRÁ 240 FUNCIONÁRIOS
OTHON PALACE BAHIA DEMITIRÁ 240 FUNCIONÁRIOS

Após 43 anos de operação em Salvador, o Bahia Othon Palace encerrou suas atividades neste domingo (18), com isso, os 240 funcionários do local irão assinar o aviso prévio amanhã (20) e as homologações vão ocorrer entre os dias 26 e 29 deste mês. Além das unidades da Bahia e Minas Gerais, o grupo deve fechar as dependências no Rio de Janeiro. Estão previstas pelo menos 700 demissões nas próximas semanas. Recentemente, o grupo anunciou mudanças no corpo diretor. O movimento, segundo a Veja, aponta para a perspectiva de pedido de recuperação judicial.