De acordo com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, a partir de 2024, clientes de diferentes bancos poderão reunir todas as contas de instituições financeiras em um único aplicativo, apelidado de “superaplicativo”.
Chamado também de “agregador financeiro”, a nova ferramenta é mais uma etapa do “open banking” (ou open finance), uma plataforma desenvolvida pelos participantes do sistema que permite aos clientes o compartilhamento dos dados bancários e históricos de transação com bancos e fintechs (pequenas empresas de tecnologia em serviços financeiros). O objetivo é aumentar a concorrência entre os bancos.
“Você vai ter seu fluxo [financeiro de todos os bancos] consolidado em um instrumento só. Então hoje a gente paga o cartão de crédito, e tem aquele ‘dois de três [parcelas], cinco de oito’, e você não sabe mais quanto que você deve. Você vai apertar um botão [no agregador financeiro] e vai ter lá todo o seu fluxo de caixa, como as empresas fazem hoje. Isso vai estar disponível para as pessoas físicas”, disse Campos Neto.
De acordo com o BC, entre as funcionalidades dos “superaplicativos” estarão:
“Se quiser fazer crédito, vai aparecer a taxa de juros que cada banco para aquela operação. Vai poder competir online pela sua operação”, disse o presidente do BC.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil