O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu nesta quarta (26), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com representantes das federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-BA) e dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetag-BA). O Chefe de Estado ressaltou a importância do contato com as entidades representativas dos setores produtivos baianos, reafirmando o compromisso do governo em atender às demandas das categorias dos trabalhadores rurais.
“Nós começamos uma rodada de diálogo com os movimentos sociais do campo, com a pauta de políticas públicas, de relações estabelecidas com base em produção agrícola, em cuidado com o meio ambiente, em fortalecer a possibilidade de a juventude permanecer no campo, garantindo qualidade de vida”, destacou Jerônimo.
Entre os temas abordados pelos representantes, incluem-se questões como a agricultura familiar na Bahia, reforma agrária e acesso à terra, inclusão sócio-produtiva, inovação tecnológica e geração de renda, de meio ambiente e sustentabilidade, formação, qualificação e educação do campo. As condições de trabalho das mulheres do campo, das florestas e das águas também foram destaque dentre as pautas das categorias, bem como aspectos relacionados à juventude, raça, etnia e terceira idade.
“Esse primeiro diálogo é muito importante para nós da Fetag, que fazemos parte desse projeto político, de fortalecimento das políticas públicas para a agricultura familiar, sobretudo para estreitar ainda mais essa relação, tanto política como institucional da nossa federação com o Governo do Estado”, destacou João da Cruz, presidente da Fetag/BA.
Participaram dos encontros os secretários do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Deivison Magalhães, de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, e de Infraestrutura, Sérgio Brito. Ainda estiveram presentes às reuniões, as secretárias de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes, de Promoção da Igualdade Racial, Angela Guimarães e de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, entre outros.
Foto: Mateus Pereira/GOV-BA