Durante a Bahia Farm Show 2023, que teve a abertura nesta terça (06), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou a liberação de R$ 3,6 bilhões para as linhas de crédito no atual Plano Safra 2022/23. A liberação do montante será destinada para as linhas voltadas aos pequenos, médios e grandes produtores.
Em breve, o Banco Nacional de Desenvolvimento Ecônomico e Social (BNDES) deve publicar a medida no Diário Oficial da União (DOU), que reabre o protocolo para pedidos de financiamentos. O ministro também anunciou que a linha dolarizada do BNDES poderá financiar qualquer tipo de investimento rural.
Já o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho, anunciou no mesmo evento, que a ViaBahia vai iniciar as obras de duplicação da BR-116, no trecho que corta a Bahia. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em conversa com o prefeito de Belo Campo.
“Eu e o ministro Rui Costa (Casa Civil) estamos fazendo um entendimento em busca do reequilíbrio daquele contrato que permita a retomada dos investimentos. Com a chegada do presidente Lula nós estamos trabalhando firme para dar solução a este projeto que se arrasta há muitos anos, foi abandonado no passado e agora vai ser resolvido”, afirma.
Quinho elogiou a medida revelada pelo ministro.
“A boa notícia é que as obras serão iniciadas no Sudoeste da Bahia, a partir de Vitória da Conquista”, comemora.
Foto: Joá Souza/GOV-BA