Segundo informação da colunista Bela Megale, de O Globo, O presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva deve escolher o nome do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) assim que voltar da viagem internacional à China e aos Emirados Árabes.
A oficialização do nome deverá acontecer entre os dias 17 e 21 deste mês, antes do chefe do Executivo partir, no dia 22, para viagem a Portugal.
De acordo com a coluna, Lula está sofrendo pressão de alguns membros do Congresso para adiar a indicação do substituto de Ricardo Lewandowski para outubro. O ministro se aposenta do STF na próxima terça-feira, 11. Atualmente, o favorito para a vaga é o advogado de Lula, Cristiano Zanin.
Alguns parlamentares estão sugerindo que o presidente faça suas escolhas para as duas vagas que abrirão no STF em conjunto com as indicações para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Essa seria uma maneira de minimizar o desgaste com as indicações, diz a publicação. No entanto, os aliados do presidente afirmam que ele não está muito favorável à ideia e que provavelmente fará a escolha em breve, apesar de ter dito anteriormente, em um café com jornalistas, que “não tem pressa”.
Foto: Divulgação | Ricardo Stuckert
Fonte: O Globo