sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PETROBRAS É AÇÃO PREFERIDA DOS INVESTIDORES

Redação - 18/03/2021 14:15 - Atualizado 18/03/2021

A Petrobras (PETR4) foi a ação preferida dos investidores em fevereiro apesar da interferência política que levou à troca do presidente da estatal, segundo um levantamento feito pela SmartBrain, plataforma de controle de investimentos. No mês passado, de acordo com a SmartBrain, a rentabilidade mensal da PETR4 foi negativa, fechando o período com uma queda de 16,67%. A rentabilidade anual, por sua vez, caiu 21,52%. Mesmo assim, investir na Petrobras pareceu um bom negócio, e os papéis da companhia ficaram em primeiro lugar no ranking, na frente de ações como a do Banco do Brasil (BBAS3) e da Vale (VALE3).

“No mês passado houve uma queda nas ações motivada pelos investidores que se desfizeram de papéis da companhia por entender que os riscos políticos não estavam precificados e não valiam a pena”, explica Cassio Bariani, CEO e sócio fundador da SmartBrain. “Enxergamos na queda um senso de oportunidade de investimento. A ação caiu tanto que passou a ser recomendada pelo valor baixo, e isso se reflete nas carteiras”, diz.

Para Bariani, isso também pode ser explicado porque o investidor, hoje em dia, tem mais conhecimento sobre como funciona o mercado, é mais maduro e entendeu que “as mudanças não foram significativas para alterar os rumos da empresa a curto prazo”. “Antigamente, não tínhamos a mesma informação sobre investimentos e, agora, todos que investem estão começando a ter uma visão muito mais técnica sobre a oscilação do mercado e têm um comportamento muito mais oportunístico”, afirma.

Em janeiro, a Petrobras estava em quarto lugar no ranking das ações preferidas pelos investidores. No começo deste ano, a VALE3 estava no topo, seguida pelo Itaú Unibanco (ITUB4).

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.