Índice calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) indicou um decrescimento de mais de 5%
Por Tácio Caldas
O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) que é calculado e apresentado pela SEI, autarquia da Secretaria do Planejamento, registrou uma queda de 5,2% em outubro de 2022.
Este dado é comparado com o mês imediatamente anterior, ou seja setembro, representando a perda de todo ganho de 5,3% acumulado nos dez primeiros meses do ano corrente.
Dentre as variáveis que compõem este indicador, que são seis no total, cinco delas puxaram o índice para baixo. O principal destaque ficou com os Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador que registrou uma queda de -15,1%, sendo o dado negativo observado mais expressivo.
Em segundo lugar ficaram os Passageiros de ônibus urbanos com um registro negativo de -7,2%. Após eles veio os Combustíveis com -6,3%, os Passageiros de ônibus intermunicipais com -5,3% e Consumo de energia elétrica com -4,4%.
De todos os indicadores, apenas um teve o registro positivo. Este foi a Carga portuária e apresentou um leve crescimento de 0,2%, demonstrando uma estabilidade relativa.
Apesar de tudo isso, se os dados foram analisados de forma mais ampla, este indicador teve um pequeno crescimento de 0,4% quando comparado ao mesmo mês do ano passado, com um avanço de 12,6% no acumulado de 2022 também quando comparado com o mesmo período de 2021.
Foto: Divulgação/Salvador Bahia Airport