quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5117 Dólar 5.1571

MINISTRO DA INFRAESTRUTURA PRETENDE “DESTRAVAR” INVESTIMENTOS

Redação - 02/01/2019 19:45

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assumiu o cargo nesta quarta-feira (2) afirmando a disposição de destravar os investimentos no setor.

Em discurso de posse, ele disse que começará a trabalhar pela meta resolvendo os problemas dos contratos de concessão de rodovias e do aeroporto de Viracopos que, diante da crise, “não são mais exequíveis”.

O novo ministro prometeu uma solução para esses empreendimentos que se arrastam desde o início do governo do ex-presidente Michel Temer.

O titular da pasta prevê, já para março, leilão, em blocos, dos aeroportos e, se houver sucesso, deve lançar mais uma rodada.

Assessores afirmam que esse modelo deve ser levado adiante até se esgotarem os ativos da Infraero, a estatal dos aeroportos, que deve ser extinta em seguida.

Nas concessões, Tarcísio disse que a secretaria do Programa de Parceria em Investimentos será seu principal apoio para trazer investimentos.

O ministro prometeu concluir o asfaltamento da BR 163 no trecho que passa pelo Pará para facilitar o escoamento da safra de grãos do Centro-Oeste para os portos do Norte.

Também anunciou a renovação antecipada da Ferrovia Vitória Minas, da Vale, que construirá outra ferrovia (Fico) como contrapartida. Essa estrada de ferro passará pela região produtora de grãos no centro-oeste e, depois, será concedida.

Depois do discurso, o novo ministro anunciou a composição de seu ministério. Marcelo Sampaio será o secretário-executivo; Viviane Esse será secretária adjunta. Na Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias ficará Natália Marcassa. Jamil Megid Junior irá para a Secretaria de Transportes Terrestres; Diogo Piloni, na secretaria de portos e transportes aquaviários. Ronei Glanzmann será o secretário de aviação civil.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.