Um empresa de ciber segurança identificou um novo vírus circulando na internet capaz de roubar uma série de dados dos usuários, dentre eles números de cartões de crédito.
Trata-se do malware ‘NullMixer’, cuja circulação de uma nova campanha foi identificada. Pesquisadores descobriram que o vírus rouba desde credenciais, endereço, dados de cartões de crédito, criptomoedas até mesmo contas do Facebook e da Amazon. Tudo isso a partir de um download de programas pirata por parte do usuário.
O usuário opta por instalar um programa pirata a partir de sites de terceiros e, ao tentar realizar o download do software, a vítima é redirecionada para uma página que contém um programa protegido por senha e instruções detalhadas. “Tudo parece normal, como se o indivíduo estivesse realmente prestes a fazer o download do software. No entanto, seguindo as instruções, a pessoa inicia o NullMixer, que lança vários arquivos de malware na máquina infectada, incluindo spyware, backdoors, trojans para roubos bancários e outras ameaças”, informa a Kaspersky.
De acordo com a empresa, o NullMixer se diferencia dos demais vírus dessa modalidade por ser potencialmente mais perigoso, já que pode realizar um download massivo de ‘trojans’ [malware que se faz passar por um software genuíno] e ocasionar uma infecção em grande escala nos dispositivos.