As aberturas de 30 leitos e do quarto gripário foram anunciados pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (10). As vagas hospitalares – sendo 10 de UTI e 20 de enfermaria – estarão disponíveis nesta segunda no Hospital da Sagrada Família. Já o gripário de Santo Inácio/Pirajá depende ainda da seleção de quem vai gerir a unidade. Durante a assinatura do projeto de lei que estabelece a política municipal de saúde mental, Bruno Reis afirmou que a pressão na rede ainda está sob controle, mas há aumento significativo no número de casos. “No final de semana, shows foram cancelados. Bahia e Vitória com surto de Covid-19”, exemplificou.
O prefeito reiterou que dois terços dos pacientes de Salvador vieram do interior e 80% dos internados são de não vacinados. Bruno Reis relatou que o ministério da Saúde define como parâmetro uma UPA a cada 300 mil habitantes. Na capital, 9 unidades seriam necessárias. Atualmente, a cidade conta com 10 UPS, 5 PA (pronto atendimentos) e chega agora a quatro gripários. Há, ainda, três gripários estaduais.
Gripe
O prefeito revelou ainda que a vacinação contra a gripe influenza, causada pelo vírus H3N2, será retomada nesta terça-feira. Ao contrário do que ocorreu no sábado, quando era direcionada ao público idoso, a nova imunização será aberta a todos os públicos. A estratégia completa será divulgada durante o dia.
Foto: reprodução redes sociais