A pesquisa divulgada hoje pela Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), indica que a Bahia é o estado mais letal do Nordeste e 100% dos mortos pela polícia em Salvador são negros. Segundo informações da Rede de Observatórios da Segurança, a Bahia é o estado com maior percentual de negros entre os mortos pela polícia: são 98%.
Em nota enviada ao portal Bahia Econômica, a secretaria de Segurança Publica da Bahia explica que a policia atua de acordo com a circunstancia, em legítima defesa, quando não existe mais hipótese de controle. Segundo a nota a polícia está se preparando para trazer mais transparência nas abordagens.
Veja a nota na íntegra
“A Secretaria da Segurança Pública ressalta que a polícia é treinada para usar armas letais somente em situações de legítima defesa, após esgotar todas as tentativas de capturar suspeitos. Acrescenta que as operações e patrulhamento diário são promovidos levando em consideração a taxa de crimes e também denúncias de moradores. Por fim, a SSP destaca que tem investido em capacitação e está em fase de testes com câmeras corporais, que visam a registrar as ações nas ruas, garantindo a policiais e cidadãos ainda mais transparência nas ocorrências”.
Veja a reportagem da pesquisa completa
Foto: divulgação