Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Estácio vão orientar a comunidade na elaboração da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda IRPF 2021. A declaração deve ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio de 2021. Quem perder o prazo de entrega está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto sobre a renda devida. O serviço será prestado à população de forma virtual por meio da Plataforma Microsoft TEAMS, nos dias 20 e 27 das 14:00h as 22:00h e nos dias 22 e 30 de abril, das 09:00h as 17:00h.
Ao todo, 44 Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) de Ciências Contábeis da Estácio, em todo o país, formam uma equipe composta por mais 80 docentes e 260 alunos. Este ano, a equipe pretende bater a meta, que é atender 5 mil pessoas virtualmente, realizando 1.260 horas de atendimentos à comunidade. Em Salvador participarão do projeto 16 alunos, os professores Denílson Costa e Thiago Sena, e a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Estácio, a professora Andréia Sambrano Amaral.
A novidade deste ano, é que a instituição de ensino superior criou uma campanha de responsabilidade social, cujo objetivo é esclarecer à população que a restituição do IR 2021, ou parte dela, pode ser doada durante a declaração.
Os contribuintes que desejam auxílio deverão encaminhar para o e-mail do professor Denilson Costa ([email protected]), que coordena este projeto, cópias das documentações e arquivos abaixo:
Declaração do ano anterior impressa ou em arquivo
Documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e dados bancários);
Informe de rendimentos (a empresa deve fornecer);
Comprovante de recebimentos de Auxílio Emergencial;
Comprovante do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e renda – BEm;
Documentos pessoais dos dependentes (CPF obrigatório);
Informe de rendimentos financeiros e de aplicações ou extrato de aplicações (fornecidos pelo banco);
Comprovantes de despesas médicas (nome, endereço, CPF ou CNPJ do prestador, data e assinatura do médico caso não seja uma nota fiscal);
Comprovantes de despesas com ensino;
Extrato de Previdência Privada;
Documentação do Plano de Saúde;
Documentação de Bens imóveis e imóveis (inclusive financiados);
Recibos de pagamento ou recebimento de aluguel;
Recibos de doações;
Contrato social das empresas (nos casos pertinentes);
Documentação de consórcios contemplados ou não;
Extrato do carnê-leão, caso seja autônomo;
Obs.: Os documentos deverão ser encaminhados com antecedência mínima de 24 horas das datas de atendimento para que sejam feitas as triagens e agendamentos.
Foto: ilustrativa