O governador Rui Costa afirmou nesta segunda-feira (03) que é cedo para reabrir bares em Salvador e Região Metropolitana. A reabertura desses estabelecimentos na capital faz parte da fase 2 de retomada – estamos na primeira fase.
“Restaurante, se você garantir um número menor de consumidores, distância entre as mesas, ainda pode se pensar”, acredita. “Mas de bares… Até porque as pessoas quando estão consumindo bebida começam a relaxar na defesa e no afastamento social. Ninguém bebe de máscara. Vão tirar a máscara, relaxar, a bebida provoca aproximação entre as pessoas e isso nos preocupa. Acho que ainda não é o momento de pensar em abertura de bar. De restaurante, se for algo progressivo, limitado a um percentual do restaurante, pode pensar. Bar acho muito temerário”, afirmou.
Segundo informações do *Correio, o governador foi mais favorável a reabertura das praias. Ele afirmou que espaços abertos são mais seguros, desde que respeitadas orientações como distanciamento social. “Uma coisa é você ir na praia, em lugar aberto, como estamos. Tá comprovado, pelo menos a maior parte das publicações, a céu aberto a taxa de contaminação é menor. É maior em ambientes fechados, principalmente com ar condicionado”, avaliou.
O governador falou também que as regiões do estado mais críticas ao longo da pandemia variaram. “Hoje temos uma procura maior de leitos no Extremo-Sul e Sul do estado. Crescente no Oeste da Bahia”, afirmou, dizendo que até o fim do mês o governo vai entregar 30 leitos de UTI em Bom Jesus da Lapa, em parceria com o município.
Foto: Andressa Katriny/CMC