O governador Rui Costa (PT) disse nessa quarta-feira (27),em entrevista a rádio Metrópole, que a Bahia já chegou a um platô da contaminação de coronavírus, segundo ele chegou a um nível estável e que curva de contágio deve entrar em queda. O governador disse que se esse dado permanecer pelos próximos quatro dias vai confirmar a tendência.
“Estamos hoje com 9.379 casos ativos. Significa que são as pessoas que estão com o vírus em menos de 14 dias ou estão internadas no hospital, ambulatório ou UTI, com capacidade de transmitir para os outros. Nosso foco e atenção é atuar em cima desses ativos e não necessariamente no estoque total, que é de 14.576 casos”, disse o governador.
No entanto, segundo todos os modelos matemáticos, o pico de casos na Bahia só vai ocorrer no final de junho começo de julho, quando então os casos começarão a declinar. Especialista ouvido pelo portal afirma que o governador não estaria levando em conta a subnotificação e simplesmente subtraindo do total de casos, os número de pessoas curadas. Além disso, várias pesquisas indicam alto nível de subnotificação na Bahia. É o caso do Institute for Health Metrics and Evaluation, de Wasingthon, que estima que a Bahia terá cerca de 23 mil casos de covid-19 até agosto. Veja aqui.