O Aeroporto Internacional de Salvador divulgou nesta quinta-feira, 13, o Plano Especial de Contingência contra o Coronavírus, desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto foi apresentado para funcionários de companhias aéreas e órgãos públicos, operadores de rampa, equipe do posto de atendimento pré-hospitalar do Aeroporto (PAPH), dos terminais de cargas e abastecedores.
No documento, são abordadas as responsabilidades dos envolvidos no atendimento para um eventual suspeito de infecção pela epidemia, e procedimentos para isolamento, retirada e encaminhamento ao hospital de referência determinado pela Secretaria de Saúde do Estado. Além de padronizar os procedimentos, o Plano ainda facilita e agiliza as ações de contenção de possível suspeito, protegendo os demais usuários.
Segundo o coordenador de Resposta à Emergência do Aeroporto de Salvador, Jader Depa, quanto mais pessoas estiverem preparadas para identificar passageiros com sintomas da enfermidade e adotar as medidas adequadas após isso, mais rápida e eficiente será lidado toda a situação.
Até o momento, não foram identificados passageiros com sintomas do novo coronavírus.
fOTO: Mila Cordeiro/ AGECOM